Ícone do site Gazeta do Cerrado

Brigadistas concluem combate ao fogo na região sul do Estado

Após um exaustivo trabalho de contenção do fogo que consumiu mais de 2,5 mil hectares de vegetação nas regiões sudoeste e sul do Estado, entre os municípios de Lagoa da Confusão e Dueré, o Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Organização Não Governamental (ONG) Ambiental Anjos da Selva, concluiu no último fim de semana os trabalhos de contenção dos incêndios florestais naquela região.

Participaram da ação 25 brigadistas dos municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Formoso do Araguaia, Talismã e Palmas. Contando com um acampamento instalado em uma propriedade rural, distante a 50 km do município de Dueré, próximo à área das queimadas, os brigadistas receberam toda a estrutura necessária para combater as chamas, com o auxílio de equipamentos de contenção de fogo, de proteção individual e área de descanso.

Segundo o superintendente da Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel bombeiro Peterson Ornelas, a ação obteve sucesso devido ao empenho dos brigadistas dos municípios vizinhos. “Os trabalhos foram muitos, mas conseguimos conter as chamas devido o empenho destes corajosos brigadistas. Algumas equipes trabalharam, inclusive à noite, para conter as chamas com a maior rapidez possível”, enfatizou. Ainda de acordo com o superintendente, mais de 2,5 mil hectares de área florestal foram consumidos pelo fogo, mas após a entrada dos brigadistas na área, os impactos foram rapidamente contidos. “Continuamos observando a área por meio do nosso Centro de Monitoramento, que nos envia imagens de satélite, tanto daquela área como também de outras regiões do Estado”, completou.

Aplicativo

No início deste mês, a Defesa Civil Estadual lançou o aplicativo Brigada 199, de uso restrito aos combatentes do fogo, para realizar o mapeamento e o registro dos focos de calor no Estado. Dentre as ações implementadas pelo aplicativo, está a possibilidade do envio de imagens fotográficas e coordenadas geográficas para a base de dados da Defesa Civil Estadual. Segundo os desenvolvedores da ferramenta, mesmo que a área registrada não esteja dentro da cobertura de internet, no momento em que o smartphone ou tablet identificar uma rede, automaticamente as informações serão enviadas para o banco de dados, o que possibilitará implementar ações emergenciais de combate aos incêndios florestais no Estado.

Publicidade

Fonte: Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile