Ícone do site Gazeta do Cerrado

Brinquedo que causou a morte de criança era um balanço para cadeirantes, mas não tinha sinalização

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Matéria atualizada às 17h – 24/11

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Praças. Um lugar de acolhimento, de lazer e ponto de encontro de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Esses ambientes são pensados para que haja um socialização entre a comunidade e seus moradores, no entanto, é preciso um cuidado, um olhar especial para que acidentes fatais não ocorram nesses locais.

Kayron Henrique de Souza Lima, de 10 anos, brincava no parquinho de uma praça no Setor Santa Fé, região sul de Palmas, quando foi atingido por uma barra de ferro, no sábado 21.

O equipamento teria se soltado de um dos brinquedos e acertou a barriga da criança.

Segundo uma fonte que preferiu não se identificar,  Kayron foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-SUL), mas foi liberado porque “não havia nada de errado”.

“Uma peça do parquinho da praça aqui perto de casa caiu em cima dele. Levaram ele pra UPA já desmaiando. Na UPA, fizeram os exames e mandaram ele pra casa, dizendo que não tinha nada. Ai ontem (domingo, 22) passou mal de novo “, disse à Gazeta.

Kayron foi encaminhado para o Hospital Geral de Palmas (HGP) já no domingo. Ele não resistiu e morreu nesta segunda-feira, 23.

Segundo as informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) que confirmou o óbito, a equipe médica do HGP recebeu a criança que estava em estado gravíssimo e tentou de tudo para reverter o quadro de saúde do garoto. (Veja nota na íntegra no final da matéria)

O Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) questionando o atendimento dado à criança.

O órgão informou que a criança foi atendida no sábado, dia 21, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, onde passou por exame de raio-X, foi medicada e recebeu alta após melhora do quadro clínico.

No dia 22, domingo, o paciente deu nova entrada na unidade de saúde e, após avaliação médica, foi encaminhada para o Hospital Infantil de Palmas (HIP).

A Semus reforça que todos os recursos disponíveis na unidade de pronto atendimento foram utilizados para garantir o atendimento à criança.

Prefeitura de Palmas informa que a praça do Setor Santa Fé está em fase de conclusão. Entretanto, o brinquedo em questão já havia sido instalado por completo. Assim, as causas e circunstâncias do acidente serão apuradas.

Veja a nota da SES na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o paciente mencionado por este veículo foi acolhido no Hospital Geral de Palmas  (HGP), em estado gravíssimo e recebeu os cuidados necessários ao seu quadro clínico.
A SES destaca que a Central Estadual de Regulação já trabalhava incessantemente para a transferência do paciente para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entretanto, mesmo sendo assistido pela equipe multidisciplinar do Hospital, o Paciente não resistiu e, infelizmente, foi a óbito.
A SES lamenta e ocorrido e se solidariza aos familiares e amigos, neste momento de dor.

O Brinquedo

O brinquedo que causou a morte do menino era um balanço destinado para cadeirantes. Só que na praça não tem nenhuma placa de alerta ou ensinando as pessoas a usarem o brinquedo.

A prefeitura interditou o local do acidente nesta segunda-feira (23), dois dias após a queda, e disse que vai apurar as causas do acidente.

A Gazeta do Cerrado questionou a prefeitura sobre a falta de sinalização e indicação de uso e ainda sobre quais são os protocolos para utilização dos brinquedos em praças públicas, mas não houve resposta até a publicação da matéria. O espaço continua aberto.

Sair da versão mobile