Ícone do site Gazeta do Cerrado

Buracos, “lixão a céu aberto” e a indignação popular com problemas em São Félix; prefeito rebate

Foto – Divulgação

Equipe Gazeta do Cerrado

Uma lista de reivindicações emitida por moradores de São Félix do Tocantins, região do Jalapão, eles do abandono da cidade como um todo, desde buracos, nas principais avenidas da cidade, lixo, educação e saúde.

A primeira é sobre a infraestrutura da cidades. Segundo as reivindicações, a Avenida Teotônio Segurado, onde transitam não somente moradores, mas é o principal acesso aos turistas que passam diariamente por São Félix, seja chegando ou saindo, também a Avenida Doutor Rubinho, avenida esta que por sinal se localiza em frente a prefeitura, outra avenida onde possui asfalto somente em um trecho, que se encontra com inúmeros buracos, e no trecho não asfaltado o acesso é difícil até mesmo para motociclistas, quem dirá para os veículos de 4 rodas, é Francisco Leobas, situada em frende a UBS – Unidade Básica de Saúde, devido ao período chuvoso, a enxurrada criou verdadeiras grotas, e nada foi feito para melhorar, nem mesmo uma máquina foi passada no local.

Também é citado buracos em diversas outras avenidas da cidade. Eles também destacam que o mato tomou conta de calçadas, canteiros centrais e praças, além de espaços públicos como dentro da própria UBS. “Ou seja, onde não há buracos, há mato, isso quando não há os dois”, afirmam.

Em relação ao lixo, o texto diz que a reclamação é que a coleta chega a passar mais de dois, três dias sem ser de fato efetuada, causando mau cheiro, e acumulo de insetos, além de que por ser período chuvoso, ainda enseja para a proliferação de doenças, como a dengue. No momento quem faz essa coleta é um caminhão caçamba, cercado por tela, onde dificulta o trabalho dos servidores, que precisam arremessar os sacos de lixos a uma altura de três metros, e por vezes, estes sacos acabam caindo pelo caminho até o lixão. Em respeito aos servidores que fazem a coleta, a sugestão é que quando fizer a licitação para o veículo, o gestor coloque como regra um caminhão apropriado, isso influencia inclusive no desempenho do serviço, podendo oferecer um serviço com maior qualidade para a população.

A lista relata ainda que o espaço onde é depositado esse lixo, não possui segurança alguma, onde animais tem livre acesso, podendo se infectarem e levar infecção para a população,além da questão sanitária e de poluição direta do meio ambiente, isso é questão de saúde pública, um verdadeiro lixão a céu aberto.

Sobre a Saúde, há diversos relatos de que por vezes a gestão se nega a enviar pacientes para a capital, cidade referência no atendimento, onde o tratamento pode ser oferecido com maior eficácia, e que se os parentes ou o próprio paciente reclamar e for atrás do que é um direito, o mesmo sofre represálias.

A lista de problemas traz ainda diz que a maioria dos funcionários da saúde trabalha no regime plantonista, chegando a pegar plantões de mais de 24 horas, e se não for concursado, tem medo de ir atrás dos direitos, direitos básicos, como adicional noturno, e jornada correta de horas. “Valorize o servidor da saúde senhor gestor, aumente o efetivo da limpeza, pois como mostra a situação da UBS, o que tem não está sendo suficiente para a demanda, visto que houve uma extensão no prédio, e com isso a demanda do efetivo aumenta. Não dá para duplicar o espaço, e permanecer com a mesma quantidade de funcionários”, pedem os parlamentares.

Por último, a vereadores e a população advertiram a Gestão na pessoa da Secretária de Educação Municipal que, o ano de 2022 Não irá ter déficit como ocorreu no ano de 2021, que finalizaram sem validar o Projeto Político Pedagógico, sem desenvolver suas Ações, sem fechar as prestações de contas junto aos Conselhos, sem se preocupar com PME e Planos de Ações junto a Equipe Pedagógica entre outras ações.

Divulgação

Leia o documento completo aqui.

O que diz o prefeito Carlão

Nossa equipe entrou em contato com a prefeito Carlão nesta segunda-feira, 24. Pelo WhatsApp ele disse que enfrenta uma forte oposição depois que o vice-prefeito decidiu romper laços políticos.

“Hoje eu enfrento uma forte oposição aqui. Meu vice-prefeito entendeu que tinha que rechar politicamente comigo. Aí a gente ter elegido o presidente da Câmara, pela nossa base que era do partido dele, e agora no final do ano, ele foi lá com três vereadores de opisição e os dois que tinha no partido dele, ele resolveu ‘botar’ uma chapa e foi reeleito o presidente da Câmara por nós. Então assim, quando eles põem no documento, que eu sei quem escreveu, reivindicação da Câmara de Vereadores, eles poderiam ter feito assim, reivindicação da bancada de oposição à gestão municipal. Porque eles têm cinco vereadores e a gestão municipal tem vereadores que defendem…” 

Carlão afirmou ainda que sabe das obrigações enquanto gestor e disse que o problema será resolvido assim que passar o período chuvoso. (Ouça o áudio na íntegra no final da reportagem).

“Sobre questão dos buracos nas ruas e avenidas, todas as vias públicas, isso não é só em São Félix não, é em todo Município do Estado, tem problema nesse período. Inclusive, essas ruas que estão demandadas aqui, eles que estão fazendo esse documento, sabem, são testemulhas oculares de que o ano passado quando cessou o período chuvoso, eu gastei mais de R$ 30 mil, contratando uma empresinha, colocamos caçamba pré-misturada com asfalto e fiz uma operação tapa-buraco, que melhorou bastante o aspecto da trafegabilidade. O quê que aconteceu? A tapa-buracos, quando chove, ele solta. Soltou tudo, tá feio aqui, mas eu estou tomando as providências, assim que parar de chover, eu vou tomar as providências, eu sei o que é minha obrigação”.

Confira na íntegra o que disse o prefeito Carlão

 

https://controle.gazetadocerrado.com.br/wp-content/uploads/2022/01/WhatsApp-Audio-2022-01-24-at-12.36.14.ogg?_=1

 

Sair da versão mobile