O vereador Tiago Andrino (PSB) apresentou nesta terça, 22, um requerimento para que o Executivo estabeleça um prazo para a realização do concurso da Guarda Metropolitana de Palmas. Segundo o parlamentar o concurso está previsto no orçamento e a prefeitura deve estabelecer um prazo para a realização.
“Há 12 anos não temos o concurso da Guarda. Eu já pedi ao secretário de Planejamento e ao secretário de Finanças. Nós queremos um prazo. Está no orçamento, tem recurso, precisa de guarda. Teve uma polemica grande aqui pelo número de guardas da prefeita esses dias, mas o que me traz preocupação também é a ausência de guardas”, afirmou.
O parlamentar aproveitou a ocasião para, também através de requerimento, solicitar que a Prefeitura informe as razões pelas quais foi extinto o programa Guarda Quarteirão. Andrino afirmou que o projeto foi praticamente extinto trazendo um prejuízo enorme à sociedade.
“A Guarda Quarteirão é um sucesso. É um programa que tem respaldo e apoio da sociedade. Evitando crimes e capturando criminosos na sua ronda ostensiva do Guarda Quarteirão. Queremos saber por que a Guarda foi praticamente extinta”, afirmou.
O programa Guarda Quarteirão era responsável, entre outras ações, por operacionalizar as ações do programa “Crack é possível vencer”, estabelecer rotina de trabalho com a participação comunitária, rondas ostensivas preventivas na comunidade, e inibir e coibir ações causadoras de violência entre outros.
Fonte: Ascom vereador Tiago Andrino