Planejamento empresarial e gestão tributária dos pequenos negócios. Esse foi o tema de mais uma edição do café empresarial promovido nesta quarta-feira,19, pelo Sebrae Tocantins. O encontro é uma oportunidade para fortalecer redes de relacionamento e troca de experiências.
Além de cerca de 40 empresários, o evento contou ainda com a participação do superintendente de tributação da Secretaria da Fazenda, Alessandro Marques, do advogado tributarista Thiago Perez e da contadora Alcimeiry Carvalho. O Café Empresarial é uma parceria da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Tocantins (Acomac), Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas e Sebrae, Faciet, Siman, Abrasel e Ajee
Experiência
A proprietária de um restaurante em Palmas, Rosa Nunes, sempre participa das edições do café empresarial e explicou que é um momento de compartilhar conhecimento. “ Temos empresários de vários de vários segmentos e vemos que os problemas são os mesmos. Então, podemos compartilhar e buscar soluções. Vale a pena ficar algumas horas fora da empresa para ganhar com a experiência do outro”, garantiu.
De acordo com o superintendente de tributação da Secretaria da Fazenda, Alessandro Marques, esse evento aproxima a instituição dos contribuintes. “É uma forma de tiramos as dúvidas dos nossos contribuintes evitando assim, uma visão de que a Secretaria de Fazenda existe apenas para penalizar. Pelo contrário, além de fazer arrecadação, a Secretaria da Fazenda orienta o contribuinte para exercer da melhor forma possível suas atividades”, esclareceu.
O advogado tributarista Thiago Perez considerou que encontro com os empresários reúne diversos pontos de vistas que geram esclarecimentos. “ Nessa reunião temos a visão jurídica, a contábil, a visão do próprio estado compartilhados com as dos empresários é um evento que soma no aspecto de esclarecer dúvidas e no crescimento coletivo”, afirmou. Já para a contadora Alcimeiry Carvalho, o Café empresarial é uma oportunidade de atualizar os empresários sobre as informações tributárias manter o bom relacionamento.
Encontros
Os Encontros Empresariais, que fazem parte do programa Sebrae Mais para empresas avançadas, promovem a interação de empresários de um mesmo setor ou de vários setores, por meio de um ciclo de encontros e eventos planejados. Nos encontros, os empresários são estimulados a trocar experiências, compartilhar erros e acertos e dar depoimentos, sempre com o propósito de contribuir para a melhoria ou para a transformação de seus negócios.
O evento também permite a criação de uma rede de contatos e de futuros parceiros, num esforço conjunto para estabelecer novas relações de negócios, resolver problemas comuns do dia a dia, compartilhar soluções já testadas e consolidadas entre as empresas participantes. A próxima edição está prevista para o final do mês de agosto.