Foto: Reprodução Google Imagens
Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
INSUPORTÁVEL! Esse é o calor que os tocantinenses têm enfrentado em várias regiões do Estado ao longo desse período de estiagem.
Teve chuva? Teve.
Amenizou? Hum Hum…
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a máxima em Palmas pode chegar a 39 graus, nesta segunda-feira, 28. Além disso, o INMET emitiu um alerta amarelo de baixa umidade para o Tocantins, Goiás e Mato Grosso.
“Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.”
E as notícias não são boas não. Conforme o Instituto a semana será de calor intenso com pico no sábado e domingo, quando o estado deve registrar 41 graus em algumas regiões.
Em Araguçu, Palmas, Formoso do Araguaia eram 12h e os termômetros já tinham ultrapassado os 39º. O meteorologista Eduardo chegou a publicar sobre o assunto em seu perfil no Twitter.
Como se não bastasse o calor, a irresponsabilidade também tem se tornado algo rotineira. Serras pegando, animais morrendo queimados e sem tem pra onde irem. Pra onde se olha, fogo e destruição de um dos maiores biomas do Brasil.
As queimadas contribuem mais ainda para que o calor intenso permaneça e cause mais prejuízos aos nossos biomas, fauna e flora. Como mostrado pela Gazeta também nesta segunda-feira, o Tocantins ocupa o 5º no ranking de queimadas.
Leia aqui – Com 240 focos em uma semana, TO ainda é o 5º que mais queima no país
Ações recomendadas
* Atividades físicas não são recomendadas.
* Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
* Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).