Ícone do site Gazeta do Cerrado

Calor, névoa seca e baixa umidade: Palmas é tomada por fumaça e serras somem ao redor da cidade

Foto – Gazeta do Cerrado

Lucas Eurilio

Não tá fácil! As queimadas infelizmente ainda continuam e mesmo com todo o esforço e trabalho de combate do Corpo de Bombeiros, Brigadistas e a Defesa Civil, os focos parecem estar longe de acabar.

No domingo, 11, quem passava pela Ponte da Amizade sentido Luzimangues/Palmas, via apenas a silhueta dos prédios na região central. A serra também sumiu.

Nesta segunda-feira, 12, nossa equipe flagrou uma grande quantidade de fumaça nas ruas, ao redor do setor Irmã Dulce e nas serras, na região sul de Palmas, entretanto, não apenas no local é em toda a capital.

Publicidade

Nossa reportagem conversou hoje com o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, que explicou que a fumaça se trata de uma névoa seca e que não está sendo causada por grandes incêndios que estejam acontecendo neste exato momento.

Algumas partes de uma serra na região sul de Palmas desapareceram – Foto – Gazeta d Cerrado

“Isso é névoa seca. Não é nenhum grande incêndio que está tendo agora, nesse momento. Isso é um acúmulo de material sólido, de partículas sólidas no ar que vem desde agosto, por conta das queimadas”, ressaltou.

O tenente-coronel disse também que a falta de vento, apesar de propagar o fogo, também leva a fumaça fazendo com que ela se dissipe.

“Aí a gente percebe que ontem (11) e hoje (12) principalmente não está ventando. Então aquele vento, que apesar de tudo, ajudava na propagação do fogo, ele também carrega a fumaça, então dispersa ela. Não tendo vento, esse material fica acumulado na atmosfera e ele fica parado. Então dá essa sensação de fumaça, de que parece que tem fogo, mas não é. É por que o tempo está abafado mesmo, fechado, nem o sol saiu e a gente consegue ver melhor a sujeira que está na atmosfera. A chamada névoa seca”, concluiu.

Ranking de queimadas

Foto – TV Anhanguera/Divulgação

Os incêndios atingem várias partes do Tocantins desde o início de agosto. Já se foram vários hectares, destruição e morte de animais. O fogo atingiu a Serra de Taquaruçu, o Parque Estadual do Cantão e as equipes continuam trabalhando.

Nesta segunda-feira, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que o Tocantins ainda ocupa a 5ª posição no ranking de queimadas.

Em primeiro lugar está o Pará (22.308), em segundo o Mato Grosso (22.234), terceiro 0 Amazonas (14.701), o Maranhão (9.477) em quarto e o Tocantins (8.026) em quinto.

Confira aqui a situação por estados

Calor

Hoje o dia deve ser de muito calor. Segundo as informações do Clima Tempo, somente em Palmas os termômetros podem atingir os 37º. A umidade relativa do ar também pode chegar a níveis baixíssimos.

Palmas fez jus à fama de calorenta e marcou 40.2ºC. Pelo menos neste domingo, foi a capital mais quente do país.

Dos 10 municípios que aparecem no topo do ranking, sete são do Tocantins. Veja:

  1. Balsas (MA) – 40.3ºC
  2. Formoso do Araguaia (TO) – 40.2ºC
  3. Cidade de Goiás (GO) – 40.2ºC
  4. Palmas (TO) – 40.2ºC
  5. Porto Nacional (TO) – 40.2ºC
  6. Pium (TO) – 40.1ºC
  7. Lagoa da Confusão (TO) – 40ºC
  8. Pedro Afonso (TO) – 40ºC
  9. Peixe (TO) – 39.8ºC
  10. Palmas (TO) – 39.6ºC

Toda precaução deve ser tomada: Beba bastante água, evite exposição ou a prática de atividades físicas durante os períodos de maior baixa umidade.

Leia também

VÍDEOS! Incêndio na Serra de Taquaruçu chega a quintal de chácara e ameaça outras casas; Rodovia fica ‘invisível’ | Gazeta do Cerrado

Incêndios deixam rastro de morte e destruição no Parque do Cantão | Gazeta do Cerrado

Tocantins está dentre os cinco Estados que mais queimam no País | Gazeta do Cerrado

Grande incêndio atinge área verde da orla de Palmas; bombeiros combatem chamas

Incêndios destroem cerca de 600 hectares de propriedade rural TO; Brigadistas e fazendeiros combatem chamas

*Com informações do g1 to

 

Sair da versão mobile