Ícone do site Gazeta do Cerrado

Caminhão é flagrado transportando inseticida junto com mamadeiras e chupetas

(Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal encontrou durante fiscalização de veículos na BR-153, próximo a Paraíso do Tocantins, 11,6 mil quilos de produtos considerados perigosos, principalmente Detefon Aerosol (inseticida), um gás tóxico inflamável sendo transportados sem os cuidados necessários, descritos no Regulamento de Transporte de Produtos Perigosos (RTRPP). O flagrante aconteceu nessa quinta-feira, 26.

O produto estava em um veículo Volvo/Fh 460 6x2t, que se deslocava de São Paulo/SP a Manaus/AM, transportando mercadorias diversas. Juntamente com esses produtos perigosos, encontram-se produtos destinados ao consumo humano como produtos infantis, mamadeiras, bicos de silicone e chupetas.

Segundo a PRF, a Vigilância Sanitária Estadual foi convocada para adotar as providências administrativas cabíveis.

Ainda conforme a Polícia, também foi constatado que o produto não estaria embalado corretamente, conforme exigência do Regulamento de Transporte de Produtos Perigosos. E destaca que é proibido o transporte desse tipo de produto, no mesmo compartimento, juntamente com alimentos, medicamentos ou produtos destinados ao consumo humano e animal, sob risco de contaminação.

O regulamento prevê que o transporte, nesses casos, deve ser feito de forma que as mercadorias estejam separadas dos produtos perigosos, que devem estar contidos num cofre, que garanta a estanqueidade dos mesmos, evitando a contaminação em casos de vazamentos.

De acordo com a PRF, diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar substância tóxica. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Sair da versão mobile