Ícone do site Gazeta do Cerrado

Campanha de vacinação contra a raiva termina esta semana; Palmas e Gurupi realizam ações

Foto – Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas

A campanha de vacinação antirrábica entra nos últimos dias de mobilização em Gurupi e deve ser encerrada no próximo sábado, 24, quando o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibilizará a vacina contra raiva para cães e gatos durante todo o dia, das 08h às 17h.

A estratégia do CCZ nesta reta final da campanha é realizar a busca ativa em setores mais afastados da cidade. Nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22, o setor Santa Luzia recebe a visita dos agentes de saúde e equipe do CCZ. Já na sexta-feira, 23, a equipe se dividirá para vacinar os animais do setor Industrial e também na comunidade do Trevo da Praia, das 08h às 11h.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Por isso é importante que os tutores aproveitem os últimos dias para imunizar seus pets”, alertou o secretário municipal de saúde Sinvaldo Moraes.

A vacinação contra a raiva em cães e gatos é anual e deve ser feita em animais a partir de 03 meses de idade. A vacinação antirrábica em animais é importante porque a doença é letal e pode ser transmitida a humanos, a partir da mordida de cães e gatos infectados.

Última chance para vacinar seu pet

No sábado, os animais devem ser levados ao CCZ com guia e coleira. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte ou outro meio adequado.

O CCZ está localizado na Av. Dueré no Setor Pedroso e o telefone para contato é o (63) 3315-0098.

Palmas no sábado

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), promove a terceira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica no próximo sábado, 24, das 08 às 17 horas. Serão 32 pontos disponibilizados na região sul de Palmas para que a população leve seus cães e gatos para vacinar. Confira os locais abaixo.

A primeira etapa, iniciada em agosto na zona rural, ainda está em andamento e segue até o dia 10 de outubro. A segunda fase foi disponibilizada no dia 17 de setembro nas regiões norte e central da Capital. Desde o começo da campanha já foram imunizados mais de 11 mil animais.

 

Recomendações

O imunizante pode ser aplicado em cães e gatos a partir de três meses de vida. Para a vacinação, os cães devem estar contidos, por meio de coleiras, guias e focinheiras (para cães bravos e/ou de grande porte) e os gatos devem ser transportados em caixas de contenção para evitar fuga e/ou acidentes com outros animais.

 

Confira programação do dia 24 de setembro de 2022

Sair da versão mobile