Em decisão publicada no início da noite desta terça-feira, 13, o juiz da 2ª Zona Eleitoral Nilson Afonso da Silva, determina a imediata suspensão da divulgação da pesquisa realizada pelo Instituto ABR de Educação, Esportes, Cultura e Cidadania – IABR por conter irregularidades nos questionários aplicados. A ação foi impetrada na Justiça pela Coligação Agora é a Hora, que tem Josi Nunes como candidata a prefeita de Gurupi.
Na sentença, o jurídico da Coligação de Josi Nunes afirmou que a pesquisa deixou de apresentar as quotas proporcionais referente ao gênero, idade, escolaridade e renda. “A referida pesquisa não se encontra revestida dos requisitos mínimos exigidos pela Resolução TSE nº 23.600/2019, além de demonstrar patente insegurança quanto aos questionários aplicado”, diz.
A Justiça entendeu que tanto o veículo que divulgou a pesquisa, quanto o candidato Gutierres Torquato, que propagou os números em seu programa eleitoral nesta terça-feira, 13, devem retirar o material de circulação e se abster da divulgação dos resultados, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil.