Ícone do site Gazeta do Cerrado

Campanha Todos contra a Hanseníase é realizada nas escolas de Palmas

(Divulgação / Governo do Tocantins)

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) tem realizado diversas ações de mobilização nas escolas públicas com a campanha Todos contra a Hanseníase. Na quinta-feira, 18, a mobilização foi realizada com estudantes da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, de Palmas, que participaram de atividades como palestra e orientações sobre as causas e consequências da doença, com profissional de saúde.

A Seduc é parceira da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) na realização da campanha Todos Contra a Hanseníase nas escolas a fim de estimular ações de promoção à saúde e prevenção da doença e agravos.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Eusamar Araújo de Sousa, a escola tem potencial para socialização de conhecimento e propagação de informação. “A falta de informação dificulta o controle e combate da hanseníase, e o papel da educação é formar cidadãos responsáveis, conscientes e críticos. Com esse trabalho de mobilização nas escolas esperamos despertar a consciência coletiva para transformar o panorama da hanseníase”.

Na palestra, a enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde, Vela Lucia Rosa, falou sobre sinais e sintomas da doença, formas de transmissão, prevenção e tratamento, e ainda apresentou dados sobre a doença no Tocantins, que em 2017 teve 1.241 novos casos de hanseníase diagnosticados. “A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. Se não for diagnosticado precocemente pode causar incapacidade física. É importante saber que quem está em tratamento não transmite a doença e quem tem contato com pessoas doentes e que não está em tratamento precisa fazer avaliação médica”, destacou.

A diretora da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Aurora Mazarello, destacou a importância da mobilização na unidade. “Estamos conscientizando nossos alunos de forma educativa sobre a doença”, destacou.

Para a estudante Crislayne Mota Vieira foi um dia de aprendizado. “Aprendemos sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento”, destacou. “Este tipo de ação na escola é necessário porque agrega conhecimento”, frisou o aluno Gabriel Rosendo.

A mobilização está sendo realizada nas escolas da rede estadual, com palestras e rodas de conversa com profissionais de saúde com esclarecimentos sobre prevenção e tratamento, além de apresentações culturais.

Concurso de Vídeos

As inscrições para o Concurso de Vídeos #TodosContraaHanseníase voltado a estudantes da segunda fase do Ensino Fundamental da rede estadual terminam nesta sexta-feira, 19. Podem participar alunos do 6° ao 9° ano das escolas estaduais. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na escola onde o aluno estiver matriculado.

Cada aluno pode inscrever um vídeo, de 1 minuto a 1 minuto e meio, que pode ser produzido com aparelhos celulares, tablets, câmeras fotográficas digitais, filmadoras ou computadores. O vídeo deve ser produzido com orientação de um professor. Os vídeos devem ser enviados por e-mail indicado por cada escola, até o dia 22 de outubro.

O processo de seleção dos vídeos será realizado em três etapas. A primeira delas ocorrerá na unidade escolar; a segunda nas Diretorias Regionais de Educação e a terceira na Seduc. O resultado será divulgado dia 14 de novembro.

Serão selecionados três vídeos para premiação, em 1°, 2° e 3° lugares. A premiação e homenagens acontecerão durante a cerimônia de encerramento do 15° Congresso Brasileiro de Hansenologia, no dia 17 de novembro, às 17h, no Centro de Convenções de Palmas. O congresso reunirá mais de 100 palestrantes brasileiros e estrangeiros, de 13 a 17 de novembro, e celebra os 70 anos da SBH.

 

 

 Fonte: Secretaria de Educação, Juventude e Esportes 

Sair da versão mobile