Ícone do site Gazeta do Cerrado

Capacitação profissional: primeira turma do curso de Assistente Administrativo para pessoas com deficiência começa aulas em Palmas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a Energisa Tocantins, deu início às aulas da primeira turma do curso de Assistente Administrativo exclusivo para pessoas com deficiência. O curso é realizado no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC), em Palmas, e conta com 17 estudantes matriculados. O objetivo da iniciativa é promover a inclusão e capacitar profissionais para o mercado de trabalho.

Com carga horária de 160 horas, o curso é presencial, com três encontros semanais, das 14 às 18 horas. Durante as aulas, os estudantes têm acesso a conhecimentos teóricos e práticos, como noções de informática, atendimento ao cliente, rotinas administrativas e organização de documentos.

Para a estudante Ana Luísa Pereira Nunes de Santana, que possui deficiência auditiva e é acompanhada por uma interprete de libras nas aulas, o curso representa uma grande oportunidade. “O curso vai me ajudar a adquirir novos conhecimentos e habilidades, além de me preparar para o mercado de trabalho. Eu vejo como uma oportunidade muito importante para que eu me capacite profissionalmente”, afirmou.

A estudante Eveline Teixeira da Silva, que já tem experiência na área, mas ainda não tinha qualificação, acredita que o curso agregará ao currículo. “Eu já tenho muita experiência no mercado de trabalho, trabalhei por 16 anos na área administrativa, mas não tenho uma capacitação. Acredito que esse curso vai agregar muito na minha vida com mais conhecimento”, pontuou.

Já para a professora Omara Beserra, instrutora do SENAI, que ministra aulas no curso, a iniciativa é necessária, pois promove inclusão e amplia as oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. ” Essa iniciativa é de suma importância, pois através dos conhecimentos adquiridos durante o curso o aluno desenvolve habilidades que vão auxiliá-lo na vida profissional e pessoal”, destacou.

Por Brener Nunes, com colaboração de Eduardo Azevedo (Energisa)

Sair da versão mobile