Equipe Gazeta do Cerrado
Neste sábado, 11, a Capital do Mel, Barrolândia, completa seus 32 anos de emancipação. A 75 quilômetros de Palmas, o município possui mais de 5,6 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Localizada às margens da BR-153, Barrolândia possui uma curiosidade, seus moradores comemoram seu aniversário duas vezes ao ano. Pois festejam sua fundação, que foi no dia 1º de junho de 1989, e sua emancipação, que foi em 11 de janeiro de 1988, quando passou à categoria de município, desmembrando-se de Miracema do Tocantins.
Conforme a Prefeitura, Barrolândia teve sua origem em julho de 1958, com a chegada dos primeiros habitantes. Devido às terras férteis, o povoado começou a se desenvolver e teve acelerado crescimento, passando a denominar-se Barrolândia, nome em homenagem ao seu fundador, Elvécio Cabral Barros.
Barrolândia possuiu uma forte pecuária extensiva e agricultura. No município são criados cerca de 60.000 cabeças de bovinos de corte e aproximadamente 8 mil vacas leiteiras. O município também se destaca na avicultura e produção de ovos, com um plantel de 5.700 galinhas poedeiras e 6.000 frangos. Barrolândia tem forte tradição na produção de mel com uma produção média de 15.000 kg, sendo considerada a “Capital do Mel”, além de sua grande cultura de abacaxi.
As áreas agricultáveis da região são utilizadas para o plantio de grãos e fruticultura, com uma produção de bananas que ultrapassa as 500 toneladas. O segmento da indústria ainda está em fase de implantação na cidade, com um maior número de empresas dedicadas ao processamento de matérias-primas. Atualmente, o setor do comércio e serviços atravessa um período de consolidação, com a abertura de novos empreendimentos.