Ícone do site Gazeta do Cerrado

Captação múltipla de órgãos realizada no HGP vai beneficiar cinco pessoas que esperam por transplante

????????????????????????????????????

Em menos de uma semana Hospital Geral de Palmas realiza segunda captação múltipla  de órgãos

Em pouco mais de 48 horas, a Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), juntamente com o Hospital Geral de Palmas – por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) – realizou na madrugada desta sexta- feira, 13, mais uma captação múltipla de órgãos, a nona realizada do Estado. A ação foi possível graças a autorização de familiares de uma paciente de 38 anos, que estava internada e, após complicação do quadro, com parada cardíaca, evoluiu para morte encefálica. A captação contou com a equipe do Rio de Janeiro, com o apoio da Força Aérea Brasileira.

Ao todo, cinco pacientes que esperam por transplante serão beneficiados com as doações de fígado, rins e córneas,  que beneficiarão pacientes do Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás  e Mato Grosso.

“Esta é nona captação de órgãos de 2020. Sentimento de gratidão da equipe, às famílias que foram favoráveis a doação. Muitas pessoas aguardam um telefonema para receberem a notícia que realizarão o transplante e terem sua saúde restaurada. A doação é um ato de solidariedade e amor ao próximo”, ressaltou a coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins, Suziane Crateús.

O enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Geral de Palmas (HGP), Vinicius Gonçalves Boaventura pontuou que “diante do cenário, conseguimos duas captação em um pouco espaço de tempo, é muito gratificante para nós da equipe que nos dedicamos incansavelmente a esta missão. Com autorização da família, foi possível salvar diversas vidas”.

Publicidade

Segundo o Diretor Geral do HGP, Leonardo Toledo, “A nossa unidade hospitalar poder contribuir com este processo de captação múltipla de órgãos e, ajudar pessoas do Brasil, é gratificante”, salientou.

Processo de doação

O processo funciona da seguinte forma: uma vez constatado que o paciente evoluiu para o quadro clínico de morte cefálica, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HGP, entra em contato com a família para verificar se há o consentimento de doação dos órgãos. Se a família for favorável a doação, é realizado o processo de validação do doador, com realização de exames específicos.

Com o paciente validado, a CETTO comunica à Central Nacional de Transplantes, que verifica se há pacientes compatíveis aos órgãos doados e providencia a logística da equipe para a retirada dos órgãos e realização de transplante no receptor.

Nos hospitais privados de Palmas e Hospitais de Araguaína e Gurupi a validação do doador é realizada pela Central Estadual de Transplante do Tocantins – CETTO.

Fonte: SES

Sair da versão mobile