Ícone do site Gazeta do Cerrado

Carnaval com responsabilidade ambiental, tem como?

Carnaval é momento de alegria e muita diversão, e se, além de tudo isso, essa festa maravilhosa for aliada a sustentabilidade? Feriado chegando e todos já estão se preparando para curtir esse evento, então, vale conferir algumas dicas para aproveitar muito sem prejudicar o meio ambiente.

Começando com os protagonistas da festividade, o glitter ou a purpurina possuem pequenas partículas plásticas que são extremamente tóxicas e causam estragos no meio ambiente. Uma grande ideia é trocar o glitter comum pelo glitter biodegradável que leva em sua composição algas, gelatina incolor, corantes vegetais, entre outros materiais.

Outra dica super legal, e muito prática, são os confetes naturais. Não pode faltar confete na festa, mas, sabemos das complicações de todos aqueles papéis serem reciclados, não é mesmo? Afinal, são pequenos e ainda podem ficar molhados, dificultando o processo de limpeza e terminando nos bueiros e até no lago. Com folhas e flores secas e um furador de papel (para cortar no formato dos confetes), você pode garantir a festa sem impactar o meio ambiente.

Quem mostrou como é fácil e divertido fazer esses confetes foi a educadora e musicista, Gabriella Rosa, em sua rede social. “Os confetes de folhas e flores são muito práticos de fazer, e alcançam o mesmo objetivo da alegria e colorido do Carnaval. Se cada turma se juntar e fizer os seus confetes, vão garantir uma alternativa divertida e sustentável. Depois é só cair na folia”, destacou a musicista.

Gabriella Rosa já preparou os seus confetes para o Bloco da Cabaninha, em Palmas, onde vai participar cantando muitas cantigas na matinê infantil. “É um momento muito importante para nós, profissionais do Bloco Baby, e para as crianças. A música exerce um papel importante na formação das crianças, no aspecto afetivo, social, psicomotor, facilitando o processo de aprendizagem. Não tem idade para aproveitar essa grande festa, é uma grande oportunidade para se envolver ainda mais com a música”, reforçou.

Publicidade

Outra forma bacana de entrar na onda do carnaval sustentável é usar a fantasia ou roupas que você já tenha no guarda-roupa. Com pequenos ajustes e muita criatividade você pode ter uma boa economia e uma fantasia “nova”.

Agora vamos falar do básico? Lixo sempre no lixo, leve um saquinho se o local que você vai curtir não tem lixeiras, recolha tudo que produziu e coloque no local certo. Isso faz muita diferença para a cidade e para o meio ambiente. Combinar com os amigos para irem todos juntos, de ônibus ou com uma carona amiga, também é uma atitude simples que faz muita diferença para o meio ambiente.

No mais, beber muita água, se divertir muito e aproveitar cada momento com alegria e responsabilidade, afinal, teremos outros carnavais!

Sobre o Bloco da Cabaninha

O evento acontece de 2 a 5 de março, no Café de La Music, a partir das 12h.

Atrações: Show do Bloco Baby, oficinas, recreação, espaço soneca, espaço kids, espaço baby e concurso de fantasia.

Faixa Etária: de 6 meses a 10 anos

Ingressos: www.cabaninhaeventos.com.br

Informações: (63) 9 9216-1104

Sair da versão mobile