Ícone do site Gazeta do Cerrado

Carnaval: Som alto pode fazer mal à saúde

O carnaval está chegando e nessa época do ano as pessoas aproveitam o período para cair na folia ou para descansar. Mas, alguns cuidados devem ser redobrados quando o assunto é a saúde auditiva.

No momento da folia, a música no volume alto pode trazer certo conforto e alegria para quem está escutando, mas essa sensação pode gerar uma deficiência auditiva como explica o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues. “A audição perdida devido ao som alto não é recuperada. Além de danificar as células auditivas. Algumas pessoas podem ter alterações auditivas e se não tratada de forma adequada pode levar à surdez”, explica.

De acordo com o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues, ruídos acima de 85 decibéis são prejudiciais à saúde auditiva. “O folião pode curtir o carnaval. Mas, é necessário que ele não fique tão perto de caixas de som de um trio elétrico ou carro de som. Os equipamentos de shows tem potência alta e que alcança uma certa distância”,  explica o especialista.

O uso excessivo do fone de ouvido

 

Outro agravante durante o período de carnaval é o uso do fone de ouvido, que já se tornou um acessório indispensável pra quem vai viajar. Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS) pessoas entre 12 e 35 anos, podem ter a audição prejudicada devido ao uso incorreto do fone de ouvido.

O otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues, explica que se a pessoa ao lado também consegue ouvir a música que você está escutando pelo fone de ouvido, já é um sinal de alerta. “O fone de ouvido não faz mal à saúde, mas deve ser usado de maneira adequada e por períodos não muito longos”, disse.

Sair da versão mobile