Ícone do site Gazeta do Cerrado

Casos de doença caem após sistema de água de baixo custo em comunidade quilombola

Divulgação

Água tratada em sistema de baixo custo reduz índices de verminose e diarreia em comunidade quilombola de Brejinho de Nazaré

O uso da água tratada por meio da Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água para Consumo Humano-Zeólito (Salta-Z), na comunidade quilombola Córrego Fundo, em Brejinho de Nazaré (TO), apresentou dados animadores referentes à redução de casos de diarreia e verminoses.

De acordo com acompanhamento da Secretaria de Saúde do Município, os índices de casos dessas doenças reduziram a zero, pouco mais de dois anos da implantação do programa naquela comunidade.

Conforme levantamentos nos prontuários de pacientes moradores de Córrego Fundo, em 2016, quando o programa iniciou, foram registrados 8 casos, em 2017 um caso e, este ano, nenhuma ocorrência de diarreia ou verminose foi identificada.

Iniciativa da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o programa visa o tratamento de água para consumo humano em pequena localidades rurais.

Publicidade

A prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida comemora os resultados. A parceria com a Funasa trouxe a solução da situação da baixa qualidade da água, proporcionando o consumo coletivo de água potável de forma simplificada, de baixo custo e com resultados excelentes”, afirmou a prefeita, que busca implantar o Salta-Z em outras comunidades quilombolas e assentamentos em Brejinho de Nazaré.

Na semana que passou, Brejinho de Nazaré foi beneficiado com a segunda unidade do Salta-Z, desta vez, no assentamento Boa Fé, durante curso de capacitação, oferecido pela Funasa em parceria com a prefeitura local. O curso capacitou técnicos e membros de comunidades de oito municípios tocantinenses da região, que também receberão o Salta-Z. De acordo com a Funasa-TO, 14 municípios do Tocantins será beneficiados com o Programa.

Programa

Criado por técnicos da Funasa do estado do Pará, o Salta-Z é uma tecnologia tradicional de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação e manutenção simplificadas.

O Sistema é constituídos de filtros e dosadores de construção artesanal, de fácil operacionalização, os quais são integrados a uma caixa d`água, apresentando resultados da água para o consumo humano, compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Na parceria com os municípios, a Funasa capacita as equipes técnicas dos municípios e lideranças comunitárias, que serão os responsáveis pela implantação da tecnologia, operação e manutenção, controle da qualidade da água e educação em saúde ambiental. A Funasa fornece também as unidades do Salta-Z para o município, em conjunto com dosador, para monitoramento de cloro residual e insumos necessários para a instalação do Sistema, dentre outras responsabilidades.

Por sua vez, cabe aos municípios parceiros – constituir formalmente grupo técnico composto por servidores municipais da Secretaria de Saúde, assegurando a participação de um educador, para desenvolver todas as atividades relacionadas a implantação do Sistema, desde a sua implantação, operação, manutenção e controle da qualidade da água, bem como o apoio permanente à comunidade, como forma de assegurar sustentabilidade. (Assessoria de Imprensa/ Brejinho de Nazaré).

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile