Maju Cotrim
A Senadora Kátia Abreu reuniu prefeitos e a imprensa para lançar o programa Catarata Zero. Ela destinou R$ 6 milhões para o projeto em cinco municípios de referência.
No Brasil 2% da população tem catarata. “O Tocantins tem cerca de 30 mil pessoas com catarata”, disse. “Os nossos 6 milhões dá para operar 20% disso”, afirmou.
“Nosso projeto vai se ajustando”, disse. Os prefeitos terão que fazer um edital para contratar as empresas pela tabela do SUS para credenciamento.
Ela disse que combinou com os prefeitos a cota de atendimentos e que se outros parlamentares quiserem ajudar com recursos são bem vindos.
Os recursos foram apenas para cinco cidades porque os demais municípios não estão mais aptos a receber mais recursos por não terem mais teto no MAC como é o caso de Araguaína, Dianópolis, Colinas, Guaraí, Araguatins e Pedro Afonso.
Ela disse que não fez em parceria com o governo porque pelo SUS a regulação cabe aos municípios.
Os municípios reguladores serão: Tocantinópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional. O Bico ficou com 42 cidades, Palmas com 37, Porto com 13. O valor das cirurgias serão de R$ 923,00.
As prefeituras vão fazer o levantamento do número de pacientes. Atualmente seis mil pessoas aguardam por uma cirurgia de catarata no Tocantins.
A equipe médica presente afirmou que os aparelhos usados serão de primeira linha.
“É um anseio de todos que lidam com a saúde pública no Tocantins… é algo que precisa ser atacado”,disse o prefeito Joaquim Maia.
Estiveram presentes os prefeitos de Porto, Otoniel Andrade, o de Gurupi Laurez Moreira e o interino de Paraíso, Celso Morais. A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro e de Araguaína, Ronaldo Dimas que foram confirmados anteriormente pela assessoria da senadora não compareceram.