Ícone do site Gazeta do Cerrado

Cavalhadas em Taguatinga revivem tradição e atraem turistas; Presidente da Adetuc defende preservação

Foto: Marco Aurélio Jacob - Gazeta do Cerrado

O presidente Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, prestigiou, no fim de semana, a celebração das Cavalhadas no município de Taguatinga, a 458 km de Palmas, na região Sudeste do Estado. O evento teve o apoio do Governo do Estado, via Adetuc, este ano por meio da liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 97 mil.

“Me senti muito honrado com o convite do prefeito Miranda para conhecer de perto as Cavalhadas, e conferir a grandiosidade do evento e sua importância cultural para o Estado, além de fomentar a economia local com atração de turistas. Essas manifestações precisam ser preservadas, nesse sentido podem sempre contar com apoio do governador Mauro Carlesse”, destacou Lyra.

Deputada Claudia Lelis, prefeito Miranda e Tom Lyra, durante as Cavalhadas

As Cavalhadas tiveram início em 1936. Foram interrompidas por 40 anos e retomadas em 1997. O primeiro dia é dedicado aos “treinos” e o segundo à “batalha”, onde a destreza dos participantes ganha mais destaque pela beleza visual das vestimentas e destreza com os cavalos.

Ao todo, são 24 cavaleiros, sendo 12 cristãos, vestidos de azul, com a missão de converter os inimigos ao cristianismo, e 12 mouros (mulçumanos), trajados de vermelho e defensores da própria fé. É uma referência às Cruzadas, sendo que no final os cristãos sempre vencem os mouros.

Publicidade

Um evento onde homens comuns se transformam em guerreiros é revivida em Taguatinga há décadas, sendo este o único município tocantinense a manter a tradição trazida ao Brasil por portugueses e espanhóis, no século 18. As Cavalhadas de Taguatinga ocorrem anualmente, dentro dos Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, padroeira da cidade, no mês de agosto.

Turismo

Taguatinga integra a Região Turística Serras Gerais. Além das Cavalhadas, também se destaca por seus casarões em estilo colonial, suas festas religiosas e belezas naturais, entre elas a imponente Cachoeira do Registro, as grutas e serras formando uma das mais encantadoras paisagens do cerrado brasileiro.

Foto: Marco Aurélio Jacob – Gazeta do Cerrado

Foto: Marco Aurélio Jacob – Gazeta do Cerrado

Foto: Marco Aurélio Jacob – Gazeta do Cerrado

fonte: Adetuc

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile