Ícone do site Gazeta do Cerrado

CD contempla ritmo mágico das folias e das rodas de sussa de Monte do Carmo

Texto: Jornalista Penaforte Dias – Abrajet TO

O ambiente rural da cidade de Monte do Carmo, com suas tradições e crenças, foi palco, no último final de semana, do lançamento do CD “Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo”. O evento foi uma ação conjunta da Associação dos Foliões de Monte do Carmo e da Prefeitura local.


Por duas horas, na praça Alexandrino Pinto Cerqueira, no centro da cidade, uma plateia atenta se rendeu ao ritmo mágico das folias e das rodas de sussa, tocadas pelos integrantes da Associação de Foliões de Monte do Carmo.
O projeto, que inclui CD e caderno partituras, foi concebido pelo grupo coletivo “Arte e Memória – Projetos Culturais”, selecionado por meio do edital do projeto Rumos Itaú Cultural 2015-2016.

Além das canções, a proposta inclui uma homenagem ao artista plástico tocantinense, Mestre Rozalino, autor da obra que ilustra a capa do CD e do livro de partituras lançados. Nascido em Natividade, em 1940, o homenageado mudou-se para Porto Nacional, onde
faleceu, em 2014. Sua arte retrata o cotidiano rural e urbano da região.
A programação incluiu ainda, à tarde, uma rodada de conversa sobre o patrimônio histórico da cidade, que tem 276 anos, com produtores culturais, artistas, professores, autoridades, imprensa e integrantes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-TO. O encerramento do evento foi marcado por um animado forró de vitrola, comandado por Cacai Nunes.

Sair da versão mobile