Ícone do site Gazeta do Cerrado

Cerca de 150 mil estudantes retornam às aulas no Tocantins a partir de segunda

Escolas visitadas em Dianópolis (Divulgação)

Cerca de 150 mil estudantes retornam às aulas nas 499 unidades escolares da rede estadual de ensino nesta segunda-feira, 4. A solenidade de abertura do ano letivo 2019 acontece no Colégio Estadual Padrão de Brejinho de Nazaré, às 7h30, com as presenças da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, de autoridades e da comunidade local.

Para garantir que o início das aulas transcorra dentro da normalidade, a Seduc vem adotando diversas medidas. Todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão com representantes designados para coordenar o processo de volta às aulas e, por sua vez, já orientaram as unidades de ensino a adequar o cronograma, priorizando os dois primeiros dias de aula aos professores efetivos.  Neste ínterim, a Secretaria procederá com a contratação dos docentes necessários para suprir o déficit, conforme as reais necessidades de cada escola. Da mesma forma, já estão sendo tomadas as providências suprir a demanda real de merendeiros e auxiliares de serviços gerais.

Vale destacar que, como parte da reforma empreendida pelo Governo do Estado, já foram adotadas  medidas como a suspensão das cessões de servidores do quadro da Seduc a outros órgãos e a Secretaria realizou reordenamento de matrículas, conforme já anunciado, para adequar a estrutura à demanda da rede estadual.  Outras ações já formalizadas englobam a designação de professores que atuavam em setores administrativos para retornarem à sala de aula. Partes destas medidas podem ser conferidas no Diário Oficial dessa quinta-feira, 31, onde consta a designação de 38 servidores e lotação de outros 13 em unidades escolares.

Como resultado das medidas, os estudos realizados pela Secretaria apontam, por exemplo, que, das 27 unidade escolares da rede estadual existes em Palmas, apenas duas necessitarão de contratos para atender à demanda real em sua oferta de ensino.

 

Sair da versão mobile