Ícone do site Gazeta do Cerrado

Cerca de 200 exames de Covid, maioria de indígenas, ainda não tem previsão de resultado em Formoso

Reprodução Google Imagens

Cidade tem 83 indígenas contaminados pela Covid

A prefeitura de Formoso do Araguaia fez um comunicado nesta terça-feira, 7,  no qual informa que tem mais de 200 exames com resultado pendente. Maioria dos exames são de indígenas.

A gestão alega que o Estado não deu nenhuma posição sobre o assunto.

“Os exames coletados nas aldeias e nos laboratório municipal em 30 de junho e encaminhado ao Lacen em 01/07, não saíram os resultados e nos foi informado que os mesmos seriam enviados para a Fiocruz no Rio de Janeiro e até o momento não nos deu uma posição”, disse.

Na cidade 83 indígenas já testaram positivo, o que gerou muita preocupação.

A Gazeta solicitou uma reposta da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO) sobre o assunto. Em nota, o órgão disse que solicitou prioridade para a liberação dos resultados e a Fiocruz informou que o material está em análise.

Veja na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) encaminhou as amostras provenientes dos atendimentos de indígenas referidos pelo Município de Formoso de Araguaia para a referência, Laboratório de Virologia da Fiocruz/RJ.

A SES destaca que o Lacen solicitou prioridade para a liberação dos resultados e foi informado pela Fiocruz que o material está em análise. Imediatamente a entrega dos resultados, a Secretaria Municipal de Saúde de Formoso poderá acompanhar via Sistema GAL.

Palmas, 07 de junho de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins

 

Equipe Gazeta do Cerrado

Sair da versão mobile