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Cerca de 27% das mulheres tocantinenses cuidam do próprio negócio

Mulher empreendedora – Foto – Reprodução Google Imagens

Para incentivar mulheres a abrirem, administrarem e tocarem seus negócios, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, foi criado para evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas nos negócios.

Oficializada em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e liderada pela ONU Mulheres, que reuniu mais de 150 países, empresas e instituições, a data busca destacar a discussão de temas como o apoio às empreendedoras e a desigualdade salarial.

Números do Núcleo de Inteligência Institucional do Sebrae Tocantins revelam que o Estado tem 27% de empreendedoras do gênero feminino. Dados da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) mostram que o Estado tem 49.963 empresas registradas por mulheres, sendo 38.781 Microempreendedores Individuais (MEI’s), o que representa, 41,47% do total.

Com o objetivo de fomentar e auxiliar mulheres empreendedoras a conquistarem mais espaço no mercado, garantindo mais autonomia e independência, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia desenvolve o projeto Donas do Negócio. Segundo Jô Castro, Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo e líder do programa, a instituição acredita que o empreendedorismo gera empregos e renda, pilares importantes que apoiam o crescimento da economia das cidades onde atua.

“O intuito do Donas do Negócio é trabalhar o empoderamento feminino por meio dos negócios, incentivando mulheres a acreditarem no seu potencial, a conquistarem mais espaço no mercado, garantindo mais autonomia e independência”, diz.

No Donas do Negócio, programa do Sicredi voltado para o fortalecimento do tema, a proposta de valor inclui mais que os produtos financeiros, englobando estratégias de engajamento, que visam informar, capacitar, conectar e inspirar as empreendedoras.

Jornada empreendedora

Atualmente o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. São 30 milhões de mulheres, de um total de 52 milhões. Porém, mesmo sendo maioria no cenário nacional, ainda há um longo caminho pela frente. Leila de Almeida Firmo Santana, de 33 anos, que empreende desde 2009 na cidade de Paraíso do Tocantins, vem atuando como designer de unhas e venda de cosméticos exclusivos para manicures. A empresária conta que decidiu abrir seu próprio negócio porque percebeu que existia uma demanda grande de produtos para esse mercado na cidade.

“Meu negócio começou quando me perguntavam nas redes sociais quais produtos eu estava usando, como eu consegui, onde comprei. Daí veio a ideia: ‘Porque não comprar uma quantidade maior e revender?’”, explica Leila, que ainda reforça que a jornada tem sido desafiadora, com um futuro promissor.

Focada em capacitar e inspirar mulheres que querem liderar empreendimentos no Brasil, o principal objetivo da pauta do empreendedorismo feminino para o Sicredi é a busca constante pela diminuição da desigualdade de gênero e fortalecimento de mulheres donas dos seus próprios negócios.

“Muitas mulheres descobrem sozinhas que seu potencial é empreender. Na minha visão, ter mulheres gestoras das suas empresas é fundamental e reforça a maestria delas, pois além de empreendedoras precisam também dividir o seu tempo com inúmeras outras atividades, como a maternidade e a gestão da casa. Empreender não é fácil, e o passo inicial é enfrentar o medo e buscar muita capacitação. Nós estamos aqui para ajudá-las nessa caminhada e dizer que é possível”, finaliza Jô Castro.

Fonte – Cênicas Comunicação
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