Ícone do site Gazeta do Cerrado

Chá de casa nova: Como organizar?

Contrato assinado, entrega das chaves e caminhão de mudança. Tudo pronto para começar mais uma etapa da vida, certo? Errado! Falta o chá de casa nova. Isso mesmo! Tão importante quanto sair da casa dos pais, juntar as escovas de dente ou simplesmente mudar de apê é celebrar os novos ares ao lado da família e dos amigos.

Se você não faz ideia de como começar, fique calmo! Preparamos este post com 5 passos básicos para organizar um chá de casa nova: local, convites, cardápio, brincadeiras… E o mais importante: quais presentes pedir.

Assim, com certeza o seu evento será um sucesso! E o brinde às boas energias estará garantido. Acompanhe:

1. DEFINA A DATA E O LOCAL DO EVENTO

Consultar o calendário é a primeira coisa a se fazer para planejar o chá de casa nova. Escolha uma data do final de semana ou até mesmo um feriado, para garantir que a maior parte dos convidados possa estar presente.

Para definir o horário, considere o perfil das pessoas que pretende convidar. Se a maioria adora um encontro ensolarado, talvez seja melhor fazer o evento durante o dia. Mas, se o pessoal for mais noturno, esta pode ser uma ótima oportunidade para se estender nos drinks.

Quanto ao local, a decisão dependerá bastante da opção do organizador. Mas fica a dica: celebrar a casa nova in loco é muito mais divertido! Afinal, a ideia desse evento é justamente mostrar o seu novo cantinho para os convidados, não é mesmo?

Se o problema for o espaço reduzido, considere a ideia de fazer mais de um chá. Você pode separar uma data para receber a família e outra para convidar os amigos mais próximos. Que tal?

2. PREPARE A LISTA DE CONVIDADOS

Se você é do tipo que tem muitos amigos e não vê problema em reunir todos os grupos de amizade em um só local, bingo! Chame o pessoal do trabalho, da academia, da faculdade, os amigos de infância… O social está garantido.

Mas, se um encontro mais intimista é a sua preferência, coloque na lista de convidados apenas aquelas pessoas por quem você tem mais consideração. Assim, além de poder ter mais contato com o público durante a festa, você aproveita para economizar uma graninha. Afinal, quanto maior for o chá, maior será a despesa.

Utilize as redes sociais a seu favor para divulgar o evento, lembrando-se de criar grupos restritos aos convidados. E, caso você não abra mão de entregar os convites à moda antiga, passe na casa de cada um. Certamente, eles se sentirão ainda mais queridos e animados para a festa.

Além disso, com o convite impresso, é possível anexar uma lista personalizada de presentes e o mapa com o endereço certinho do local. Fica um charme!

3. ELABORE O CARDÁPIO

Essa parte é muito importante. Pensar com carinho nos comes e bebes do chá de casa nova é essencial para que todo mundo se sinta à vontade no evento. Considere contar com opções vegetarianas no cardápio ou restringir alguns itens caso algum de seus convidados seja alérgico ou intolerante a alimentos específicos.

Restrições à parte, fique livre para preparar o buffet conforme as preferências da maioria: coquetel, churrasco, comida de boteco… O importante mesmo é garantir que o evento tenha opções saborosas para todos os gostos. Pequenas porções de salgadinhos, sanduíches, cachorro-quente e pizzas são sempre curingas nessas horas. E não se esqueça dos docinhos, hein?

Se você optar por organizar o chá de casa nova em estilo americano, é imprescindível anexar no convite o prato que cada convidado deverá levar. Para esses casos, apenas tenha o cuidado de pedir itens que combinem entre si.

Além disso, se você for contar com a contribuição das pessoas para o cardápio (ou mesmo só para as bebidas), considere pedir lembrancinhas mais baratas. Essa é uma maneira muito educada de fazer um evento justo e agradável para todos.

4. FAÇA A LISTA DE PRESENTES

Sem dúvidas, essa é a melhor parte de organizar um chá de casa nova. Pode apostar! Até porque quem não gosta de decorar o novo cantinho com presentes escolhidos a dedo por convidados especiais?

A dinâmica da lista é bem simples. Para não errar, pondere estes três aspectos:

Assim, você conseguirá montar uma lista que contemple as principais necessidades de sua casa nova sem cair nos erros mais comuns do processo — presentes repetidos ou com valores muito discrepantes entre si.

Abaixo, trouxemos uma sugestão de lista com itens indispensáveis para a sua cozinha. Afinal, esse cômodo da casa tem tudo a ver com brindes e celebrações! Confira:

UTENSÍLIOS

ELETRODOMÉSTICOS

ITENS DE BAR

5. PENSE NAS LEMBRANCINHAS E BRINCADEIRAS DO CHÁ DE CASA NOVA

Todo mundo adora levar para casa uma lembrancinha do evento, certo? Portanto, não se esqueça desse detalhe. Pode ser uma garrafinha de bebida, uma minimarmita com salgadinhos da festa ou mesmo um docinho do sabor preferido do seu convidado.

Quanto às brincadeiras, não existem regras. Solte a imaginação e aposte em tudo o que a criatividade permitir, desde a clássica adivinhação de presentes até o famoso jogo do “eu nunca”, em que os convidados sempre acabam entregando alguns segredos. É pura diversão!

Agora você não tem mais desculpas: está pronto para sentar e planejar o melhor chá de casa nova que seus convidados já viram.

Sair da versão mobile