Ícone do site Gazeta do Cerrado

Chikungunya explode no TO com aumento de mais de 1.800% e dengue logo atrás com salto de 425%

O mosquito Aedes aegypti, é transmissor da dengue, zika e chikungunya – Foto – Nielcem Fernandes

Com o objetivo de promover e fortalecer ações integradas, contínuas e estratégicas voltadas à prevenção e controle da dengue, chikungunya e zika, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizará, da segunda-feira, 28, até o dia 02 de dezembro, a Semana Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas. A ação é coordenada pela Gerência de Vigilância das Arboviroses (GVA).

Durante a Semana, serão desenvolvidas ações educativas e de mobilização social em todo o território tocantinense, em parceria com os municípios.  No dia 30 de novembro, será realizada a VI Reunião Anual de Avaliação da Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos do Estado do Tocantins, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, às 8h30, quando será instalado um laboratório para amostra dos serviços. Já no dia 02 de dezembro, será promovida a reunião de continuidade das ações de mobilização social da Sala Estadual de Combate ao Aedes, no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins, às 9h.

“No dia 02, contaremos com a presença de diversos órgãos, empresas e instituições que apresentarão seus respectivos planos individuais voltados ao manejo integrado de vetores. Isto é, o plano de trabalho sobre como cada representante poderá contribuir para a prevenção e controle das arboviroses urbanas”, explicou a responsável pelo controle vetorial e coordenadora da Sala Estadual de Combate ao Aedes, Renata Ribeiro da Silva Braga.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, “todo o trabalho precisa ser desenvolvido em parceria com os municípios e com o apoio da população. Nós podemos, com ações simples, fazer a diferença. Esta Semana é um alerta para os agravos ocasionados pelo mosquito Aedes aegypti”, finalizou.

Dados

Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), da SES-TO, apontam que o Estado do Tocantins registrou em 2021 3.617 casos confirmados de Dengue e, até o momento em 2022 o número saltou para 19.002, um aumento de 425% de um ano para o outro.

Para os casos confirmados de Chikungunya, a variação é ainda maior: aumento de 1.864%, sendo 189 casos em 2021 e 3.712 em 2022. Até o momento, 81 casos de Zika foram confirmados no Tocantins. Em 2021, foram registrados 54.

Fonte – Secom Tocantins

Sair da versão mobile