Ícone do site Gazeta do Cerrado

Chuva danifica altar da Catedral Nossa Senhora das Mercês

Outro altar ficou danificado após chuva em Porto Nacional — Foto: Divulgação

A chuva na tarde desta sexta-feira (5), em Porto Nacional, danificou um dos altares laterais da Catedral Nossa Senhora das Mercês. No local ficam objetos considerados sagrados pela Igreja. O altar-mor já havia sido interditado em março, por recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A construção do prédio é antiga e o local já foi alvo de vários problemas. Em outubro de 2017, goteiras provocaram estragos no local e ameaçavam a estrutura da igreja.

Além dos problemas estruturais, em 2016 a igreja foi infestada por morcego e fezes do animal chegavam a escorrer do forro. O mau cheiro incomodava os fiéis.

Segundo padre Jucimar Sousa Ribeiro, pároco da Catedral, todo do prédio ficará interditado a partir de segunda-feira (8), para obras de reparos.

Missas estão previstas para este sábado (6), mas a realização, de acordo com o padre, vai depender do tempo. “Se chuver forte como ontem, acho que não será possível.”

Com a interdição da Catedral, as atividades devem ser transferidas para um salão para outra igreja.

Por telefone, o Iphan confirmou à nossa equipe que as obras de reparo da Catedral iniciam na segunda-feira (8).

Foto: divulgação

Catedral

A Catedral Nossa Senhora das Mercês é um dos principais pontos turísticos de Porto Nacional e é considerado patrimônio histórico da cidade desde 2008, segundo o Iphan.

“A área delimitada abrange cerca de 250 edificações, conjuntos de ruas, largos e praças, incluindo a Avenida Beira Lago e o entorno da Catedral Nossa Senhora das Mercês. Na cidade, destacam-se as edificações construídas pelos freis dominicanos como a Catedral das Mercês, além de espaços públicos e residências.”

Fonte: G1 Tocantins

Sair da versão mobile