Ícone do site Gazeta do Cerrado

“Chuva do caju”: pancadas rápidas devem continuar nos próximos dias; Entenda mudança climática

Vitória Soares

Após um logo período sem chuvas, os moradores de Palmas comemoraram a chegada da conhecida chuva do caju neste domingo, 12, que chegou para amenizar o calor dos últimos dias.

A equipe da Gazeta do Cerrado entrou em contato com o professor do Núcleo de Meteorologia e recursos hídricos da Unitins, José Luiz Cabral,  que afirmou existir a possibilidade de novas pancadas de chuvas durante os próximos dias: “Entrando umidade  associada ao enorme calor que estamos passando, favorece a pancada de chuvas rápidas, principalmente nessa época do ano”, disse.

Ele afirmou ainda: “O fato é que essa entrada de umidade continua nos próximos dias e poderá produzir pancadas de chuvas rápidas em varias localidades do Tocantins”, disse sem citar quais municípios.

Segundo ele, os sinais de mudança começaram nas últimas duas semanas. “A atmosfera vem mostrando sinais de mudança nas últimas duas semanas, e o fato é esse grande sistema que atua na região central do pais, sobretudo no Tocantins, nesse período de estiagem, ele inibe a entrada de umidade na nossa região e ele é o principal modulador da entrada de umidade na nossa região, o fato é que nessas duas semanas ele tem enfraquecido e permitido a entrada de umidade na nossa região”, afirmou

No sábado a chuva chegou nas regiões do extremo norte do Estado, na região de Araguaína, Bico do Papagaio.

Cuidados com a baixa umidade 

O professor recomenda que sejam evitadas atividades na horas mais quentes do dia, que compreendem de 10h às 16h e 30 min, além de se manter a bastante hidratado. Cabral afirmou ainda que se deve ter cuidado com as populações de risco, recém nascidos e os idosos.

 

Sair da versão mobile