Um chamamento público para seleção de formação de Cia e teste de elenco acaba de ser lançado pela Cia do Teatro da Essência para desenvolvimento e produção do espetáculo teatral “Eu & Minha Gina”, com previsão de estreia ainda neste semestre. Haverá remuneração em todas as funções e podem participar artistas e técnicos profissionais e amadores, que residem em Palmas. As inscrições estão abertas até o dia 10 de fevereiro.
Há vagas para fotógrafa, atores, saxofonista, tecladista, violinista, editor de vídeo e filmmaker, oficineiros/professores de teatro, produtor cultural, diretor teatral e artista plástico. Para participar, é necessário enviar uma carta contando o interesse em participar da Companhia Teatral, disponibilidade de tempo e habilidades (como escrita, redes sociais, instrumentos, dança, canto, maquiagem, costura e etc) e um vídeo de até três minutos de apresentação. O material deverá ser encaminhado ao e-mail cristinyfrosso@mail.uft.edu.br.
O espetáculo busca ainda profissionais voluntários para palestras e contribuições nas áreas de ginecologia, psicologia e terapia holística com especialização em pompoarismo.
O espetáculo “Eu & Minha Gina” carrega um cunho didático e pretende ter até 12 apresentações. O regulamento completo e detalhes sobre os perfis de cada função podem ser conferidos nas contas do Instagram @detalhesdacris_ e @teatrodaessencia, e canal no Canal do Youtube Detalhes da Cris.
Espetáculo
De acordo com a diretora da Cia de Teatro da Essência, a atriz e professora de teatro Dalila Cristiny, o espetáculo abordará temas do universo feminino, especialmente algumas patologias, como vaginismo, endometriose, dispareunia e tabus sobre a vulva da mulher. O roteiro da peça foi criado por Dalila em 2018 e agora segue novos rumos e possibilidade de apresentações. “Queremos a pegada de trazer a reflexão sobre temas tabus que envolvem a vulva da mulher e as pressões que costumeiramente a mulher sofre da sociedade, mas faremos tudo com muito bom humor. É uma comédia, com nuances do gênero teatral contemporâneo, queremos que o conteúdo seja divertido, mas também bastante reflexivo”, explica a diretora e atriz, fundadora do projeto do Teatro da Essência.
Sobre o chamamento público, a diretora considera que traz lisura ao processo e credibilidade aos interessados em participar, alcançando especialmente pessoas que tenham afinidade com os temas propostos sobre empoderamento feminino. A seleção pelo Edital é considerado um procedimento democrático e de valorização da ação de profissionais de áreas correlatas para a diretora do Espetáculo, que ressalta a transparência do processo e a função de fomentar a cultura local. Temos certeza que o espetáculo vai ser bem feito e que vai dar orgulho de ser conduzido em Palmas e região”, comemora.
O projeto é uma realização da empresa Teatro & Consultoria, contemplado no edital da Lei Aldir Blanc, pela Agência de Desenvolvimento Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).