É tão comum como receber uma ligação de telemarketing para os brasileiros, mas os norte-americanos estão sofrendo com um novo golpe de phishing que se vale do nome da Netflix para roubar dados.
A U.S. Federal Trade Commission (FTC) soltou um alerta sobre emails falsos que estão sendo enviados para enganar usuários e possíveis interessados na Netflix. Os e-mails buscam roubar informações pessoais, além de números bancários e senhas.
O alerta vale para o Brasil, se pensarmos na situação completa: já estamos no país que mais sofre com phishing no mundo. Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que “metade do trabalho” é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma “pescaria”, o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.
Ou seja: recebeu um e-mail que oferece desconto, promoção ou qualquer que busque a sua atenção? Sim, desconfie. Busque apenas os canais oficiais das empresas.
- Sobre a Netflix, é interessante notar que a empresa oferece um e-mail para você encaminhar tentativas de golpe que receber. O e-mail é este: phishing@netflix.com
Fonte: TecMundo