Cidade de Arraias – Foto – Henrique Lopes/Divulgação
Nascida em 1º de agosto de 1740, no período áureo da mineração no Brasil, a cidade de Arraias, no sudeste do Tocantins, também atendia às demandas por metais preciosos, mais especificamente por ouro e prata, no período colonial.
A cidade é conhecida aidna como “Cidade das Colinas”, pois está cercada por muitas destas formações. Com seus 722,40 metros de altitude média, Arraias é a cidade mais alta do Estado e a segunda cidade mais alta da Região Norte do Brasil, sendo superada apenas pelo município de Pacaraima (RR).
População de Arraias (TO) é de 10.287 pessoas, aponta o Censo do IBGE A população da cidade de Arraias (TO) chegou a 10.287 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -3,36% em comparação com o Censo de 2010.
Segundo o site da Prefeitura de Arraias, em 1740, D. Luís de Mascarenhas, Governador da Capitania de São Paulo, em viagem de Vila Boa a Natividade, para pacificação política norte e nordeste de Goiás, fundou um novo “arraial”, efetuando a transferência da povoação “Chapada dos Negros” para a nova sede do povoamento, com a ajuda do Capitão Felipe Antônio Cardoso e os negros escravos. Traçado o arruamento e efetivadas as primeiras habitações, o arraial recebeu a denominação de “ARRAIAS”, atribuído à espécie de peixes de ferrões peçonhentos encontrados no ribeirão do mesmo nome, nasce próximo à cidade.
A cidade tem um grande potencial turístico ainda inexplorado. Locais como a Gruta da Fazenda Furnas, as ruínas da Chapada dos Negros, eventos religiosos, o carnaval “inocente” e um contato muito forte com quilombolas, além dos jarros brancos de artesanato típicos de Arraias ainda não despertaram o interesse de empresários que possam alavancar o desenvolvimento da região.