Ícone do site Gazeta do Cerrado

Cientistas desenvolvem celular que não precisa de bateria comum

 

Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, criaram um protótipo de celular que não precisa de bateria para funcionar. O telefone utiliza energia de sinais de rádio e luzes do próprio ambiente para realizar ligações via Skype.

Para a realização dos testes, foi construída uma estação base com estrutura para receber e transmitir as chamadas — a tecnologia produzida poderia ser incorporada em roteadores Wi-Fi e às redes de celulares já existentes.

Com esse protótipo, os pesquisadores eliminaram o processo de conversão de sinais analógicos e reduziram o consumo em 3,5 microwatts. Pelo Skype, eles puderam realizar e receber ligações, além de ativar o modo de espera.

Agora os cientistas pretendem aprimorar o telefone com a adição de um display de papel eletrônico — similar aos leitores de livros digitais — com capacidade para reproduzir vídeos.

Vamsi Tall, coautor do estudo, disse que o projeto pode tornar o mundo livre de celulares com bateria. “Você poderia imaginar no futuro que todas as torres de celular ou roteadores Wi-Fi poderiam vir com nossa tecnologia de estação base incorporada”, falou. “E, se toda casa tem um roteador Wi-Fi, você poderia ter cobertura do celular sem bateria em qualquer lugar”.

Para saber mais sobre o funcionamento do protótipo, assista ao vídeo de divulgação (em inglês).

Fonte: Revista Galileu

Sair da versão mobile