Ícone do site Gazeta do Cerrado

Cinco destinos para praticar turismo voluntário

Colômbia
Viajar também pode ser uma ótima oportunidade de ajudar o próximo. A AFS Intercultura Brasil é uma das muitas entidades que fazem a ponte entre o viajante e ações voluntárias. Na Colômbia, ela tem programas para ajudar em orfanatos e creches em comunidades vulneráveis no país.

Filipinas

Nas Filipinas, um dos programas oferecidos pela entidade envolve atendimento a crianças com necessidades especiais, como deficientes auditivos e visuais, com o voluntário apoiando a supervisão dos pequenos durante as aulas ou em atividades externas e com seus pais.

Índia

Foto: AFS Intercultura Brasil / Divulgação
Outra ação voluntária promovida pela AFS é um programa de reciclagem em comunidade rural na Índia. Usando material descartado, já foram construídas pontes de bambu, sistemas de drenagem, desenvolvidos pequenos canais de irrigação e reparação de estradas.

República Dominicana

Foto: AFS Intercultura Brasil / Divulgação
Mais que aproveitar as belas praias da República Dominicana, o voluntário pode participar de aulas de esportes, monitoramento educacional, assistência médica ou até mesmo cuidar do jardim do abrigo María Madre de Dios, para meninas órfãs ou que sofreram maus tratos.

Bélgica

Foto: AFS Intercultura Brasil / Divulgação
Também é possível fazer turismo solidário em países desenvolvidos, como a Bélgica. Lá é possível fazer trabalho voluntário em uma fazenda criada para integrar pessoas com deficiências e problemas psiquiátricos à sociedade. O voluntário ajuda da colheita à venda dos produto.
Sair da versão mobile