Ícone do site Gazeta do Cerrado

Cinco formas de identificar um narcisista

(Divulgação/Fox)

Narcisista, aquela pessoa que está completamente centrada em sua própria imagem. Pode ser difícil de identificá-los — ou identificar-se como um —, mas algumas pesquisas apontam algumas das principais características de quem se encaixa na definição. Confira algumas delas:

1 – Os narcisistas são diferentes do restante das pessoas
Em entrevista à Psychology Today, o pesquisador Craig Malking, da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, argumentou a existência de tipos diferentes de narcisistas: há os “públicos”, que são altruístas até demais, e os “vulneráveis”, que são sensíveis às críticas e precisam de constante reafirmação, por exemplo. No geral, os narcisistas precisam se sentir valorizados e não sentem bem consigo mesmos.

2 – Eles não têm empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, tentando, pelo menos, entender suas ações em determinadas circunstâncias. Segundo o psicólogo Joseph Burgo, autor de The Narcissist You Know (“O Narcisista que Você Conhece”, em tradução livre), os narcisistas costumam não ter empatia, o que pode ser observado na falta de interesse nas histórias alheias em conversas em grupo e na dificuldade de estabelecer laços com outras pessoas.

3 – O narcisista sente a necessidade de ser admirado
Para a terapeuta Kathleen Schafler, a busca por admiração é típica dos narcisistas. “Eles esperam que as pessoas parem tudo quando eles chegam em um evento, e ficam perplexos se isso não acontece”, afirmou ela ao Business Insider.

4 – Eles se importam com status…
Os deles e das outras pessoas. Os narcisistas fazem questão de ressaltar a própria posição ou a alheia, fazendo comentários como valores monetários e a grandeza de objetos e propriedades.

5 – Quase não ouvem os outros
Segundo experimentos realizados pela psicóloga Susan Heitler, há uma relação entre a incapacidade de ouvir os outros e o narcisismo. Assim como a empatia, não conseguir dar atenção às pessoas mostra uma maior preocupação consigo mesmo e uma dificuldade em se relacionar com os outros.

(Com informações de Science Alert.)

Fonte: Galileu

Sair da versão mobile