Ícone do site Gazeta do Cerrado

Cínthia vai decretar restrições no transporte coletivo, no serviço público municipal e escolas particulares

Prefeita Cinthia Ribeiro - Foto: Edu Fortes

Prefeita Cinthia Ribeiro – Foto: Edu Fortes

Equipe Gazeta do Cerrado

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) informou em sua conta no twitter na manhã desta sexta-feira, 26, que fará novas medidas para conter a propagação do coronavírus. Segundo ela, são decretos aos usuários de transporte coletivo, serviço público municipal e escolas particulares.

“Precisamos do apoio de todos p/ que as medidas restritivas adotadas sejam efetivas”, disse Cinthia.

Ela também destacou que nenhum prefeito se alegra em restringir o funcionamento de sua cidade, mas trata-se de responsabilidade. “Não há como discutir o que ciência do mundo inteiro já confirmou e orienta. Se vc não circula, o vírus não circula. Nenhum prefeito no país se alegra em restringir o funcionamento de sua cidade. Trata-se de responsabilidade, fazer o que precisa ser feito. Não é fácil p ninguém”, ponderou.

Palmas possui 27.451 casos confirmados (números acumulados) para a Covid.

O Boletim Epidemiológico ainda mostra que Palmas possui 24.759 pessoas recuperadas da doença, sendo que 188 pessoas tiveram alta nesta quinta. Os laboratórios em Palmas realizaram 633 testes para detectar a doença na última rotina de exames da quarta-feira, 24.

Internações

A taxa de ocupação hospitalar geral de 76,7%, e a de ocupação dos leitos clínicos da rede pública e privada é de 72,7%, que são exclusivos para atendimento da Covid-19. Já a taxa de ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas e privadas chega a 81,1%.

 

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registram uma taxa de ocupação de 100% na UPA Sul e 76,5% na Upa Norte. Números que preocupam e reforçam a importância do isolamento social e adoção das medidas sanitárias, como uso de máscara e álcool 70%.

 

Na Capital, 178 pessoas estão internadas na cidade com causas relacionadas à Covid-19, sendo 109 (61,2%) moradores de Palmas e 69 (38,8%) moradores de outras cidades.

 

Óbitos

No documento epidemiológico desta quinta foram apuradas mais três mortes. O óbito de número 261 ocorreu no último sábado, 20. A vítima é uma mulher de 51 anos de idade e portadora de lúpus. O 262º ocorreu na segunda, 22, trata-se de um homem idoso de 88 anos que possuía doença renal crônica e cardiopatia. A 263º vítima é uma mulher de 41 anos que não possuía comorbidades relatadas. O óbito ocorreu na terça-feira, 23.

As mortes registradas até o fechamento do boletim desta quinta estavam em investigação epidemiológica. A taxa de letalidade é de 0,96%.

Vacinação

Em Palmas já foram aplicadas 9.930 doses da vacina CoronaVac em pessoas que pertencem aos grupos prioritários, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e constante no Plano Municipal de Vacinação. Sendo 8.142 aplicações da primeira dosagem e 1.788 aplicações da segunda dose até o fechamento do documento.

Sair da versão mobile