Ícone do site Gazeta do Cerrado

Clima político entre Assembleia e Palácio: Deputados “de casa” querem equivalência nos espaços e governo tem tudo para construir maioria confortável

Divulgação

Maria José Cotrim

O governador Mauro Carlesse veio da Assembleia onde exerceu seu primeiro mandato político da vida. Lá foi antes de tudo um observador de cada linha de atuação dos colegas e com seu jeito conciliador se sagrou presidente da Casa. De lá conseguiu o governo e já tem mais quatro anos de mandato.

Até aí tudo certo! Agora começa uma nova construção: a de uma maioria para dar sustentabilidade e governabilidade à sua gestão. A Gazeta do Cerrado conversou com vários deputados aliados e novatos também nesta terça-feira.

O primeiro desafio de Carlesse e dos agentes políticos do seu governo é começar pelos deputados de Casa. Muitos ouvidos pela Gazeta afirmaram que o sentimento é de equivalência dos espaços na gestão. Conforme eles afirmam há três ou quatro deputados com mais espaço na atual gestão.

” Foi muito para as mãos de poucos”, avalia um dos grandes nomes da base de Carlesse que prefere não se identificar. O clima entre os deputados Carlessistas é de espera para que haja uma redistribuição.

O fato é que Carlesse tem uma relação pessoal harmoniosa com todos da sua base e isso é ressaltado pelos deputados no entanto nos bastidores e o próprio resultado das urnas mostram que deputados mais próximos ao governador tiveram melhor desempenho nas urnas.

Oposição

Há vários nomes que foram eleitos nas coligações adversárias a Carlesse porém segundo a Gazeta apurou, maioria deles segue no clima de ajudar o Estado nas questões importantes e é claro de primeiro analisar como será o comportamento do governo com relação a eles.

O mais votado pela oposição foi Jair Farias do Bico do Papagaio que é do MDB, maior bancada contra o governo. Dentre os novos eleitos há ainda Junior Geo que apoiava outro candidato a Governo porém está no PROS da até então aliada da gestão, Josi Nunes. Geo e um dos maiores opositores da Câmara de Palmas.

Há ainda a Ex-vice-governadora Cláudia Lelis que foi eleita e que pode surpreender na sua postura com relação a posicionamento político.

Estão aí na cota de opositores o deputado próximo de Amastha, Ricardo Ayres e ainda o PT que é comandado pelo deputado reeleito, Jose Roberto Forzani.

O fato é que o Carlesse que ganhou é o mesmo que conseguiu unir grupos diferentes em vários municípios em torno da sua candidatura e o que sempre valorizou os deputados e a Assembleia. Na análise de vários deputados, o governo tem tudo para construir a partir do próximo ano uma maioria confortável para garantir a governabilidade basta aparar as arestas em Casa e saber ampliar a relação com os novos parlamentares.

Sair da versão mobile