Ícone do site Gazeta do Cerrado

Clima tenso: Secretaria confirma motim e afirma que não houve mortes em presídio no TO

Reprodução

Foto – Reprodução

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Duas mortes teriam sido registradas no presídio de segurança máxima de Cariri do Tocantins, região sul do Estado, nesta segunda-feira, 19.

Segundo informações da Associação dos Profissionais do Sistema Penitenciário do Tocantins, (PROSISPEN-TO), dois detentos foram mortos depois de um desentendimento entre presos de pavilhões diferentes.

Ainda conforme a PROSISPEN – TO o conflito teria começado por que detentos do pavilhão 1 entraram em greve de fome hoje e os do pavilhão 2, que seria comandado por uma facção não aderiram ao protesto.

Publicidade

Após o clima ficar tenso entre os detentos, o muro que separa os pavilhões foi quebrado e eles começaram a se agredir com pedras e outros objetos. Vídeos de dentro do presídio viralizaram na internet durante esta tarde.  (Veja abaixo)

A Polícia Militar está no local para ajudar a controlar a situação.

Foto – Reprodução WhatsApp

Clique aqui para ver o vídeo

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju – TO).

Em nota o órgão informou por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, que houve um princípio de motim no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, mas que a situação já está sob controle, e segurança reestabelecida na unidade.
A Seciju informa também que não houve mortes e que todas as celas estão sendo revistadas para garantir o bom funcionamento da unidade prisional.

A Gazeta do Cerrado mostrou  nesta segunda-feira, que a greve foi iniciada em dois presídios da região sul do Tocantins, onde os presos cobram assistência, alimentação, retorno das visitas familiares entre outros.

Foto: Divulgação/Seciju

Veja abaixo

Detentos começam greve de fome no Tocantins e secretaria alega que ações de assistência foram intensificadas

 

 

Sair da versão mobile