Imunização Infantil – Foto – Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Nesta quinta-feira, 4, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) começa a imunização nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) para atualização do cartão de vacinação das crianças de seis meses a cinco anos. A primeira ação será no Cmei Sementes do Amanhã, localizado na Arne 61 (504 Norte), nos horários de saída dos alunos. A aplicação dos imunizantes será feita somente com a presença dos pais ou responsáveis.
A estratégia de imunização é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para garantir a segurança dos alunos e, com a proteção adequada, evitar contágio e transmissão de doenças. “Essa foi uma forma que encontramos de assegurar a melhor disponibilidade e oportunização do acesso aos imunobiológicos para as crianças”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde, Meire Pereira.
De acordo com Meire, as aplicações serão feitas pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) das quadras de referência. As dúvidas também poderão ser tiradas pelos pais no dia, que também receberão um momento educativo sobre a importância da vacinação.
Atualmente são fornecidas mais de 20 vacinas de rotina para todas as faixas etárias. Entretanto, a maior parte dela é destinada aos primeiros anos de vida, que é o período de formação do sistema imunológico para garantir proteção para toda a vida. O cronograma completo das aplicações nos Cmeis pode ser conferido abaixo.
Cronograma de imunização
05/04 (sexta-feira)
Cmei Chapeuzinho Vermelho (Arno 73 – 607 Norte)
Cmei Pequeno Príncipe (Arno 43 – 407 Norte)
Cmei Pequenos Brilhantes (Arno 41 – 403 Norte)
Cmei Carrossel (Arso 42 – 405 Sul)
Cmei Cantinho do Saber (ASR-SE 65 – 612 Sul)
Cmei Romilda Budke Guarda (Arse 102 – 1.006 Sul)
Cmei Matheus Henrique de Castro dos Santos (Arso 112 – 1.105 Sul)
Cmei Pequeninos do Cerrado (Arse 132 – 1.306 sul)
11/04 (quinta-feira)
Cmei Vitória Régia (Jardim Aureny I)
Cmei Irmã Maria Custódia de Jesus (Jardim Aureny II)
Cmei Lucas Ruan Araújo Alves (Jardim Aureny III)
Cmei Recanto Infantil (Jardim Aureny III)
Cmei Aconchego (Jardim Aureny IV)
Cmei Castelo Encantado (Lago Sul)
26/04 (sexta-feira)
Cmei Cantigas de Ninar (Jardim Aureny III)
Cmei Sítio do Pica-Pau Amarelo (Jardim Aureny IV)
Cmei Castelo Encantado (Setor Lago Sul)
Cmei Miudinhos (Setor Santa Fé)
Cmei Cantinho de Alegria (Setor Santa Bárbara)
10/05 (sexta-feira)
Ciranda Cirandinha (Arno 31 – 303 Norte)
Cmei Contos de Fadas (Arno 72 – 605 Norte)
Cmei Profª Juscéia Garbelini (Setor Santo Amaro)
17/05 (sexta-feira)
Cmei João e Maria (Arno 32 – 305 Norte)
Cmei Sonho Encantado (Arse 111 – 1.104 Sul)
Cmei Príncipes e Princesas (Arne 12 – 106 Norte)
Cmei Amâncio José de Morais (Arse 22 – 206 Sul)
07/06 (sexta-feira)
Cmei Sonho de Criança (Setor Morada do Sol)
Cmei Sementinhas do Saber (Setor Santa Fé)
Cmei Fontes do Saber (Setor Jardim Taquari)
Cmei Paraíso Infantil (Setor Bela Vista)
Cmei Mundo Feliz (Arse 111 – 1.104 Sul)
21/06 (sexta-feira)
Cmei Ana Luíza de Araújo Nepomuceno (Taquaruçu)
Cmei Cantinho Feliz (Taquaruçu)
Cmei Criança Feliz (Setor Santa Fé II)
Cmei Ana Luísa Rodrigues Valdivino (Setor Bertaville)
Vacina do HPV
A partir desta quarta-feira, 3, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) adota uma nova estratégia de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), com a aplicação do imunizante em dose única para pessoas do sexo feminino e masculino de 9 a 14 anos de idade. A mudança, que segue recomendações do Ministério da Saúde, substitui o esquema vacinal deste público, ofertado em duas aplicações, e também contempla a busca ativa de jovens até 19 anos, com esquema anterior incompleto (uma dose), além de incluir pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR) como grupo prioritário.
Este novo grupo foi incluído em caráter especial de vacinação contra o HPV. Neste caso, pessoas portadoras de PRR de 09 a 45 anos de idade deverão realizar a solicitação de imunobiológico especial em sua unidade de saúde de referencia. O esquema completo para este último publico é de três doses.
A alteração não compromete a eficácia da vacina e facilitará o alcance do público-alvo, consequentemente, a proteção contra o câncer de colo do útero, ânus, pênis e outras complicações associadas ao vírus. A alteração não se aplica aos imunossuprimidos e vítimas de violência sexual. Neste último caso, pessoas de 9 a 45 anos vítimas de violência, e que que tenham sido totalmente vacinadas com a HPV4, não precisam de doses adicionais. Aqueles com esquema incompleto, ou não iniciados, devem receber as doses restantes para completar o esquema recomendado (três doses, com a 2ª dose após 2 meses da 1ª e a 3ª dose após 6 meses da 1ª).
Sobre a vacina
A vacina HPV quadrivalente faz parte do Calendário Nacional de Vacinações do Brasil e protege contra os tipos virais de HPV 6, 11, 16 e 18. Em Palmas, o imunizante está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Fonte – Secom Palmas