Ícone do site Gazeta do Cerrado

Coalização Vozes do Tocantins pede justiça pelo assassinato de ativista popular no Bico

Corpo de Cacheado está sendo velado em sua casa no Bico – Foto – Divulgação

Foi assassinado na madrugada desta terça-feira, 13, a tiros dentro de sua própria casa, o militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e liderança popular, Raimundo Nonato Oliveira, conhecido como Cacheado. A execução se deu no município de Araguatins, na região do Bico do Papagaio e causou comoção local e nacional pelas contribuições de Cacheado em temas como a Reforma Agrária e o combate à grilagem de terras.

 

A Coalizão Vozes do Tocantins por justiça climática, composta por organizações indígenas, quilombolas, assentadas, de pesquisa e apoio, todas ligadas à conservação socioambiental, se solidariza com a perda da liderança da organização-membro, o MST, e reforça o pedido de justiça no caso.

 

Publicidade

Conforme dados divulgados pela Câmara Legislativa, denunciados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), o número de assassinatos no campo subiu 75% em 2021 em relação ao ano anterior. A humilhação, a intimidação, as ameaças e mesmo os assassinatos no campo seguem impunes e, por isso, a Coalizão, amparada por seus membros, reforça a urgência da responsabilização pelo crime.

 

Conforme argumenta a Coalizão, membros da sociedade civil que menos contribuem para mudanças climáticas e problemas sociais são os mais impactados pela falta de estruturas políticas e segurança. A Vozes do Tocantins alerta para a proteção dessas lideranças e para o reconhecimento da contribuição desses povos e comunidades para a conservação socioambiental no Estado do Tocantins, sendo inestimável o valor das lideranças nesse meio.

 

Vozes do Tocantins

Coalizão Vozes do Tocantins – Foto – Sarah Tamioso/Divulgação

A Coalizão é composta pelas organizações: Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Kalunga do Mimoso – Arraias (AKMT), Associação Centro Cultural Kàjre (povo Krahô), Associação Pyka Mex (povo Apinajé), Colônia de Pescadores/as de Araguacema-TO (Copesca), Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter), Escola Família Agrícola Bico do Papagaio Padre Josimo (EFA – Esperantina), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST – Tocantins), Associação Onça D´água de Apoio às Unidades de Conservação, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT), curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins – Campus Arraias e Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Sociológicos (Neruds).

Sair da versão mobile