Ícone do site Gazeta do Cerrado

Codevasf se manifesta e traz esclarecimentos sobre obras no Bico ; Veja nota!

Algumas obras da Codevasf na região do Bico do Papagaio foram alvo de reportagem da Folha de São Paulo que apontou supostos problemas na execução de algumas delas.

São contratos de pelo menos R$ 11 milhões da Codevasf para pavimentação asfáltica. Em Araguatins a reportagem apontou alguns problemas em obras de asfalto e em Sítio Novo na pavimentação do tipo bloquetes de concreto.

Em nota, a empreiteira Construservice se comprometeu a fazer correções no pavimento em Araguatins e disse que a paralisação das obras no povoado de Macaúba, em Sítio Novo seria em razão das obras de terraplanagem devido às fortes chuvas na região.

Codevasf se explica

O órgão se manifestou através de nota na qual explicou que notificou empresas responsáveis por obras que apresentam eventuais inconformidades, para fins de correção.

A Codevasf representa um divisor de águas para os municípios do Tocantins e leva obras de asfalto, pontes e máquinas. Os gestores municipais sempre exaltam o trabalho do órgão que tem levado para as cidades obras esperadas há anos. Á nível nacional Tocantins é um dos estados com maior execução de obras feitas pela Companhia .

Veja a íntegra da nota da Codevasf:

Nota de esclarecimento sobre obras e contratos da Codevasf

Em atenção a reportagem publicada na edição impressa do jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira (18), que trata de obras e contratos da Codevasf, a Companhia esclarece:
1. A Codevasf notifica empresas responsáveis por obras que apresentam eventuais inconformidades, para fins de correção. Após recente ação de fiscalização da Companhia, a empresa responsável por obras de pavimentação em Araguatins (TO) foi formalmente comunicada sobre a necessidade de correção em parte das intervenções realizadas. O contrato encontra-se em execução, com pagamento de 40%. As correções constituem exigência contratual.

2. A obra de pavimentação em Sítio Novo do Tocantins (TO) foi paralisada temporariamente para avaliação da composição dos bloquetes de concreto empregados pela empresa contratada, que estavam sendo fabricados com seixo rolado, um agregado comum da região. A contratada apresentou ensaios e laudos relacionados à qualidade do material usado — esses laudos estão em avaliação pela Codevasf.
3. A Codevasf analisa e incorpora a seus procedimentos recomendações da CGU, com o objetivo de aperfeiçoar processos. Encaminhamentos relacionados à responsabilidade pela destinação de recursos de emendas ao Orçamento são externos à Companhia — a Codevasf é responsável pela execução dos recursos orçamentários. A Empresa provê informações técnicas e orientações aos autores de emendas ao Orçamento, com o objetivo de subsidiar decisões de alocação e proporcionar máximo benefício à sociedade.

Veja íntegra da nota no link abaixo:

https://www.codevasf.gov.br/noticias/2022/nota-de-esclarecimento-sobre-obras-e-contratos-da-codevasf

Sair da versão mobile