Ícone do site Gazeta do Cerrado

Colheita de arroz é suspensa após alagamentos e deve gerar prejuízo de R$ 60 milhões no Tocantins

Acidente aconteceu em Lagoa da Confusão - Foto - Divulgação

As fortes chuvas que atingiram o interior do estado do Tocantins nas últimas semanas deixaram mais de 200 pessoas desabrigadas ou desalojadas, segundo informações da Defesa Civil. Além disso, produtores rurais registraram prejuízos, especialmente na produção de arroz, que teve sua colheita suspensa em razão das plantações alagadas. Estima-se que cerca de cinco mil hectares de arroz serão perdidos, o que equivale a 30 mil toneladas do produto e um prejuízo próximo a R$ 60 milhões.

A cidade de Lagoa da Confusão foi uma das mais afetadas, tendo decretado situação de emergência. Indígenas ficaram ilhados e alguns tiveram que ser resgatados por helicóptero. A preocupação agora é com a possibilidade de mais chuvas, que poderiam agravar ainda mais a situação.

Além dos danos às lavouras, a enchente na região também afetou a vida aquática. Na Ilha do Bananal, a enchente arrastou peixes para fora dos rios, deixando-os presos em poças de lama, o que resultou em mortes de animais.

Vale destacar que essa cheia ocorre apenas cinco meses após uma seca extrema que afetou os rios do estado. Para o pesquisador Juliano Schirmbeck, do Matopibas Água, os eventos climáticos podem ter sido agravados pela destruição das matas da região, o que aponta para a necessidade de medidas de proteção e conservação ambiental.

Sair da versão mobile