Maria José Cotrim
As coligações correm em busca de apoio de líderes políticos e também sociais pelo Estado. A corrida é em busca de aliados que vão realmente vestir a camisa dos candidatos.
Diariamente as coligações tem divulgado diversos apoios que tem recebido na intenção de mostrar a dimensão de crescimento das campanhas.
Coligação de Carlesse
Nesta quarta-feira, 9, a coligação de Mauro Carlesse divulgou que ele recebeu apoio de uma comitiva de líderes da cidade Lajeado, região central do Estado. Dentre os novos apoiadores de Carlesse estão a ex-prefeita Márcia Enfermeira, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador André Portilho; o vereador Walber Pajeú; os ex-vereadores Antônio Carlos e Tite; o presidente do Democratas em Lajeado, Tião da Draga e do líder Tomaz Aquino, que não pôde estar presente mas confirmou o apoio por telefone. A articulação para a conquista deste apoio foi do deputado Eduardo Siqueira Campos, segundo informou a coligação.
Carlesse comemorou: “Apesar das dificuldades, das dívidas encontradas, estamos trabalhando muito para combater essa crise, reduzindo despesas, realizando ações de emergência nas áreas mais importantes para a população”, declarou o Governador.
O vereador André Portilho falou em nome de todos e afirmou que o grupo decidiu apoiar o projeto do governador Carlesse por acreditarem na gestão, e por sua forma municipalista de administrar. “O Tocantins precisa de segurança administrativa. Trocar um Governador agora, às vésperas da eleição de outubro e para um mandato que vai apenas até dezembro, é ruim para o Estado. Manter Carlesse no Governo é bom politicamente e administrativamente, pois isso traz segurança para investimentos e será bom para a economia do Tocantins”, destacou Portilho.
Apoio de prefeitos
Outra questão importante é o quantitativo de prefeitos nos palanques. A coligação de Vicenitnho diz ter passado de 100 gestores apoiando ainda mais agora com articulação do presidente da ATM, Jairo Mariano. A cada dia eles tem divulgado nome de prefeitos que estariam no palanque porém as coligações adversárias avisam que muitos gestores ainda podem mudar a posição.
Os articuladores porém afirmam que muitas adesões podem acontecer e estão em campo.