Ícone do site Gazeta do Cerrado

Coluna Cultura Dinâmica: Cantor e compositor tocantinense inicia projeto musical nas escolas de Palmas

Dovirã iniciará o projeto nesta terça-feira, 9 - Reprodução Google Imagens

Levar a música a toda parte e despertar, sobretudo, a sensibilidade musical é um dos principais objetivos do projeto “Música de expressão tocantinense pelas escolas e praças”, do músico Dorivã, que tem início no próximo dia 09, na escola Maria Julia, no Aureny III. Com este trabalho as escolas e os Centros Municipais de  Educação Infantil – Cmei’s, da rede municipal de ensino de Palmas, vão ser agraciadas com músicas do cancioneiro popular tocantinense e canções de autoria do próprio músico. O projeto é uma realização do Instituto Utambor, criado em fevereiro de 2008, e tem como parceiros as Escolas e Cmei’s municipais abaixo citadas; Fundação Cultural de Palmas e Secretaria Municipal de Educação de Palmas.

Entre os objetivos específicos do Projeto estão: formação de plateia; divulgar o trabalho dos artistas palmenses; difundir a música feita no Tocantins; proporcionar momentos reflexivos sobre a cultura tocantinense; incentivar o surgimento de novos talentos; aproximar escola e comunidade em torno de um tema prazeroso que é a música, motivar a descoberta de novos talentos e conhecimento de variados ritmos tradicionais e contemporâneos utilizados no Estado e promover o contato das pessoas com o artista.

O grande diferencial da proposta consiste em dar oportunidade ao público estudantil, de ter acesso a arte por meio da linguagem musical. “Essa linguagem possui uma forte carga afetiva, transformando-se em memória pessoal e modelo de referência para a apreensão e assimilação das novas audições, criando assim o que podemos chamar de consciência musical dos envolvidos”, explica Doriva. Ele acrescenta que quanto mais cedo uma criança tiver contato com a música de qualidade, mas cedo ela adquirirá senso crítico, “sobretudo quando a ideia é interagir, ampliar e influir na visão desse público sobre as raízes musicais tocantinenses, através de apresentações que revelarão a qualidade e nível da música feita em nosso Estado” finaliza.

O artista vai aonde o povo está. Serão realizados dez shows nas praças dos bairros Santa Bárbara, Taquaralto, Jardim Aureny I e III, Quadra 1.204 Sul, Taquaruçu, Buritirana, Assentamento São João e Plano Diretor Norte em Palmas e dez palestras show em dez escolas municipais de Palmas, para alunos da segunda fase do ensino fundamental, professores e equipe diretiva nos bairros citadosA Produtora Executiva do show , Graziela Cortez, enfatiza que  o show é oferecido às comunidades escolares e comunidades dos bairros. Ela acrescenta que a duração do show será de 1h e a palestra para alunos e professores duração de quarenta e cinco minutos em cada unidade escolar de cada bairro contemplado no projeto e que serão doados quarenta Cd´s para as escolas contempladas.

Como disse Paulo Freire: “A Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos” porque a música é, sem dúvida, um instrumento facilitador no processo de aprendizagem e no conceito de Beethoven:” é o solo elétrico em que o espírito vive, pensa e inventa”.

Publicidade

Experiência

A coordenação do Projeto Música de Expressão Tocantinense será executada por Dorivã Borges, cantor e compositor que durante mais de 4 anos, desenvolveu um trabalho junto ao projeto de ensino de música nas escolas do campo, denominado Ponto de Cultura Meninos do São João- na ETI Marcos Freire.

A ficha técnica conta com Direção Executiva de Graziela Cortez(produtora cultural; Coordenação e Direção Artística: Dorivã; Fabio Dantas, na percussão Diego Vicente e na divulgação: Janete Monteiro.

Calendário de apresentações Outubro/novembro 2018

Data Escola Horário e Atividade
09/10 Escola Municipal Maria Júlia

Endereço: Rua 22, APM 02, Quadra 42 A, Bairro Aureny III

Cmei Cantiga de Ninar

07h30m – Roda de conversa
19h30m – Show Musical
16/10 Escola Municipal Marcos Freire

Endereço: Fazenda São João

 

19h30 – Roda de Conversa e Show Musical
18/10 IFTO – Fecit (Feira de Ciência e Tecnologia)

Todas as escolas da rede municipal de ensino

15h30m – Roda de conversa e show
22/10 Escola Municipal Beatriz Rodrigues

Endereço: Qd. 405 Norte, APM 01, Alameda 15, Lote 01, (antiga Arno 42)

Escola Municipal Carlos Drumond

Cmei Pequenos Brilhantes

 

 

A definir
23/10 Escola Municipal Suely Reche

Endereço: TO 030, Km 25,5 (estrada para Buritirana)

ETI Luis Nunes – Taquaruçu

09h – Roda de conversa
19h – Show Musical
25/10 Escola Municipal Crispim

Endereço: Rua 07, esq. com a 1ª Avenida, Lote 07, Taquaruçu

Cmei Ana Luiza

Cmei cantinho Feliz

 

07h30m – Roda de Conversa
19h00 – Show Musical
  • Praça Joaquim Maracaípe
29/10 Escola Municipal Tom Jobim

Endereço: Qd. 1.206 Sul, APM 07, Alameda 31 (antiga Arse 122)

 

07h30m – Roda de Conversa

19h30 Show na Quadra da Escola Muncipal Francisca Brandão

Escola Municipal Francisca Brandão

Endereço: Qd. 1.204 Sul, APM 05, Alameda 01

 

Modalidade de Ensino:

19h30m – Show Musical
  • na Quadra da Escola Municipal Francisca Brandão

 

30/10 Escola Municipal Santa Barbara e CMEI Cantinho da Alegria 14h – Roda de Conversa
19h – Show Musical
05/11 Escola Municipal Jorge Amado – Taquaralto 08h – Roda de Conversa
19h30m – Show Musical
06/11 Escola Municipal Aurélio Buarque 10h – Roda de Conversa
19h – Show Musical


REPERTÓRIO DO SHOW

  1. Feira de cá – Dorivã
  2. Canção de amor a Palmas – Braguinha Barroso
  3. Romeiro do Bonfim – Dorivã
  4. Filhas do capim dourado – Dorivã
  5. Festa da Colheita – Dorivã
  6. Catirandê– Braguinha Barroso
  7. Cabrale – Dorivã
  8. Dodoi – Juraildes da Cruz
  9. Florezinha – Dorivã
  10. Taquarulua – Dorivã
  11. Passarim do Jalapão – Dorivã

 

Sair da versão mobile