Ícone do site Gazeta do Cerrado

Coluna Saudabilidade: Crianças que vivem descalças têm melhor equilíbrio, revela estudo

Crianças que costumam andar descalças tem um melhor equilíbrio, revela estudo (Foto: Thinkstock)

Se você está sempre pedindo para que os seus filhos calcem os sapatos, aqui vai um bom motivo para pegar leve! Um estudo publicado recentemente na revista Frontiers in Pediatrics prova que andar decalço tem, sim, suas vantagens.

“Nossa pesquisa mostrou que atividades físicas regulares sem sapatos podem ser benéficas para o desenvolvimento de habilidades de salto e equilíbrio, especialmente na idade de 6 a 10 anos”, disse o professor Ranel Venter, do Departamento de Ciência do Esporte da Faculdade de Educação da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul.

De acordo com Venter, o objetivo da pesquisa foi avaliar, pela primeira vez, a relação entre crescer descalço ou usar sapatos e o desenvolvimento do desempenho motor durante a infância e a adolescência. Para isso, os cientistas acompanharam 385 crianças que costumam não usar sapatos e outras 425 que vivem calçadas. Todas com idades entre 6 e 18 anos, estudantes de escolas rurais e urbanas no Cabo Ocidental, na África do Sul e no norte da Alemanha.

As duas populações foram escolhidas devido a seus diferentes hábitos. “Enquanto as crianças sul-africanas geralmente andam descalças durante o dia, quase todas as crianças alemãs usam sapatos durante o período escolar e para a maioria das atividades recreativas”, falou. Além disso, elas não poderiam possuir quaisquer condições ortopédicas, neurológicas ou neuromusculares que pudessem influenciar o desempenho motor.

O QUE DIZEM OS RESULTADOS?

Os dois grupos tiveram de participar de atividades físicas semanais como andar para trás em uma velocidade confortável, saltar em pé e realizar testes de corrida de 20 metros. “Os resultados mostram que crianças descalças nas escolas primárias da África do Sul tiveram um melhor desempenho em testes de equilíbrio do que suas colegas alemãs que nunca andam descalças. Isso pode estar relacionado ao fato de os pés das crianças da África do Sul serem mais largos”, disse.

“Crianças descalças também foram capazes de saltar mais longe de uma posição em pé que as crianças alemãs. Isso pode estar ligado ao fato de os arcos dos pés das crianças sul-africanas serem bem desenvolvidos”, completou Venter. Ele explicou também que as crianças que estão regularmente descalças têm arcos de pé mais altos do que as crianças que nunca andam sem sapatos, além de serem mais flexíveis e menos planos.

“Nossos resultados mostram que as competências da habilidade motora de crianças que usam sapatos e descalças podem se desenvolver de maneira diferente durante a infância e a adolescência. Enquanto crianças descalças entre 6 e 10 anos tiveram maior pontuação no teste de equilíbrio retroativo, nenhuma diferença foi encontrada em adolescentes. Os primeiros anos da infância são fundamentais para o desenvolvimento do equilíbrio, e melhorias rápidas podem ser observadas até a idade de 9 a 10 anos ”, finalizou.

Os pesquisadores acreditam que os calçados influenciam a arquitetura musculoesquelética do pé, que por sua vez pode estar associada ao desempenho motor. Depois dessa, dá até para deixar as crianças mais à vontade, não é?

Fonte: Globo.com via Revista Crescer

Sair da versão mobile