Ícone do site Gazeta do Cerrado

Coluna Saudabilidade: servidores são convidados a realizar doações de sangue

Foto: Nielcem Fernandes

Estão sendo convidados pela Hemorrede do Tocantins, os servidores públicos dassecretarias estaduais a comparecerem nas unidades de coleta, e realizarem doações de sangue. Ação é alusiva ao Dia do Servidor Público, celebrado no próximo domingo, 28.  Nesta quinta-feira, 25, foram convidados a doar sangue os servidores das secretarias de estado da Administração, Educação, Saúde e Segurança Pública.

A responsável pelo setor de captação da Hemorrede, Samara Cardoso, explicou que os dias 27 e 29 serão reservados para as doações dos funcionários públicos. “Para tentar melhorar o estoque e para comemorar o dia do servidor público estamos mobilizando todos nas secretarias. Reservamos essas datas para atendê-los, mas outros doadores podem comparecer, as unidades atenderão normalmente”.

Sobre o estoque do hemocentro ela destacou que existe dificuldade com captação de bolsas de sangue O negativo, “as outras conseguimos manter pra suprir a demanda, mas normalmente fazemos mais busca ativa do O negativo”.

No final do ano, segundo Samara, existe uma precariedade do sangue em virtude de viagens de fim de ano, “as pessoas acabam viajando e consequentemente as doações de sangue diminuem, por isso também intensificamos essas mobilizações, para que o estoque supra as demandas dos hospitais e das cirurgias de urgência e emergência”.

A auxiliar administrativa, Eliane Cirqueira é doadora de sangue há quatro anos, ela doa pelo menos três vezes ao ano, pra ela é um ato de amor e que não custa nada. “Acho que ajudar as pessoas não tem valor, minha mãe fez tratamento de câncer durante muito tempo, e necessitou muitas vezes de bolsas de sague, na época eu não tinha a consciência de doar, depois que ela faleceu eu fui me conscientizando, comecei a doar e nunca mais parei”.

Quem pode doar

Para ser doador, segundo recomendações do Ministério da Saúde, é preciso ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde, ter alimentação saudável e comparecer à unidade coletora portando um documento oficial com foto. Homens podem fazer até quatro doações anuais com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, uma com espaço de quatro meses. Em cada coleta, é retirado um volume de 450 ml de sangue. Até o mês de outubro, a Hemorrede do Tocantins recebeu mais de 18 mil doações.

Alteração no funcionamento

A Hemorrede Tocantins informa que no sábado, 27 de outubro, a Unidade de Coleta de Palmas (UCP) não abrirá para atendimento ao público. Candidatos a doadores deve comparecer ao Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP) que fará atendimento regular das 7h30 ao meio dia e fica localizado na 301 norte, conjunto 02, LT 01.

 

 

Fonte: Secretaria da Saúde

Sair da versão mobile