Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com 12 a mais, Palmas alcança 78 casos e vai contratar leitos de UTI; Secretário fala em evitar colapso

Completando 50 dias de atenção à Covid-19, o número de casos confirmados em Palmas chega a 78, neste sábado, 02. Mais 12 casos de Covid-19 foram confirmados. Entre os novos casos, a maioria (83,3%) é de adultos com idade igual ou acima dos 30 anos. São cinco casos de adultos entre 30 a 39 anos, quatro com idade entre 40 e 49 anos e um entre 50 e 59 anos. Apenas dois dos novos casos positivos para Covid-19 na Capital tem faixa etária entre 20 e 29 anos (16,6%). Nenhum novo caso em idoso, adolescente ou criança foi confirmado, nem óbito.

Com a atualização do Boletim Epidemiológico emitido pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), chegam a 1.822 as notificações de síndrome gripal, que incluem os casos suspeitos de Covid-19, e 677 os casos descartados para a doença. Dentre os casos confirmados, 26 já se encontram recuperados. Dois óbitos já foram registrados.

Os resultados deste sábado, 02, são resultado de análises feitas em laboratórios da rede privada e do Laboratório Municipal, que realizou desde o último dia 16 de abril, 82 análises. Não foram incluídos neste boletim os resultados da última rotina do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), que será divulgada amanhã.

Esta última edição do boletim mostra um salto na última semana epidemiológica em confirmações de casos, comparados os dados de confirmações das semanas anteriores (ver gráfico). A constatação de transmissão comunitária do coronavírus é um dos fatores. No entanto, a mudança de comportamento da população, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Borini, também está se refletindo nos números recentes. “A adoção de medidas de isolamento atrasou a dispersão da doença mas, infelizmente, nos últimos 15 dias temos visto um afrouxamento das medidas de distanciamento social e relaxamento dos cuidados com a higiene. Vemos agora o reflexo disso com o crescimento de casos positivos”, analisou Borini.

Segundo o secretário, somente o envolvimento da população com a adesão às recomendações para prevenção da Covid-19, esse cenário pode ser melhorado, tornando mais lento o ritmo de transmissão da doença. “Temos trabalhado muito para que aqueles que venham a precisar de atendimento o recebam com dignidade. Nossos esforços, no entanto, precisam ser acompanhados pela população. O pedido para, quem puder, ficar em casa não é apenas um jargão novo, é de grande ajuda no enfrentamento dessa doença”, encerrou o secretário neste sábado, 02.

Boletim do dia

Nenhum dos 12 novos casos de Covid-19 apresenta quadro de saúde com necessidades de assistência hospitalar, permanecendo, desta forma, todos em isolamento domiciliar. Um deles tem histórico de viagem, seis tiveram contato com casos positivos de Covid-19 anteriormente registrados e cinco estão sob investigação de possível fonte de infecção.

De acordo com a última atualização do boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os pacientes do sexo feminino ainda são maioria entre os casos confirmados. Até o momento, 49 (62,8%) dos 78 casos positivos são de pacientes do sexo feminino.

O boletim epidemiológico também mostra que 66 (84,6%) dos 78 casos não possuem comorbidades, fato que predispõe menos cenários de complicações entre os infectados. Somente três dos casos já em acompanhamento estão internados em unidades hospitalares. Todos com quadro estável e em leito clínico, isto é, sem necessidade de intubação. Para ter acesso à íntegra do boletim, basta acessar aqui.

Atualização de casos

A partir deste domingo, 03, a Semus alterará a rotina de divulgação de seu boletim de monitoramento da Covid-19 em Palmas pela manhã. A alteração acompanha mudança no turno de consolidação de resultados do Lacen.

Mais leitos

Embora na Capital a reponsabilidade do Município em saúde pública seja apenas com a baixa e média complexidade, a Prefeitura de Palmas se antecipou e contratou 17 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 leitos clínicos destinados exclusivamente para o atendimento de pacientes contaminados pelo Coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito pela prefeita Cinthia Ribeiro no seu perfil nas redes e reafirmado pelo secretário municipal da Saúde, Daniel Borini, durante sua participação em uma live, ocorrida no final desse sábado, 02.

O secretário lembrou que embora não seja competência do município a oferta de atendimento da alta complexidade, a administração da Capital resolveu antecipar-se para prevenir um colapso no sistema público de saúde e fez essa contratação, para ajudar a desafogar os atendimentos do Hospital Geral de Palmas (HGP).

O balizamento de preços para contratação desses leitos clínicos e de UTI foi a partir dos já praticados pelo Governo do Estado; sendo o valor médio de R$ 2.700,00 para os leitos de UTI.
Borini antecipou que o município ainda está em negociação com outra empresa para ampliar esta contratação. “Nós sabemos que Palmas não vai atender só seus próprios pacientes, mas os do entorno e até de municípios como Araguaína, cujo sistema pode colapsar”, considerou o secretário.

Além dos novos leitos, o secretário Borini explicou sobre a organização das testagens em Palmas. Ele disse que o município de Palmas recebeu do Governo Federal e de aquisição própria de cerca de 2.500 testes rápidos e que estão sendo realizados no laboratório municipal regulados para os casos com indicação.
“Porém tanto o teste rápido como o que fazemos em nosso laboratório só tem uma resposta real a partir do sétimo dia de contaminação. O exame realizado pelo Laboratório Central do Tocantins (Lacen) é o único que identifica já no primeiro dia de contaminação, porque detecta o vírus, enquanto os exames de nossos laboratórios e os testes rápidos detectam o anticorpo presente no sangue”, explicou.

O secretário disse ainda que o afrouxamento do isolamento social pode fazer aumentar os casos da Covid-19 e que é preciso que a população cumpra as medidas restritivas como forma de enfrentamento ao Coronavírus. “É preciso que as pessoas assumam para si essa responsabilidade ou corremos o risco de perder o controle que conquistamos até aqui”, recomendou o secretário Daniel Borini.

Outras ações apresentadas durante a live são as adequações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para garantir o atendimento adequado e seguro tanto para pacientes, quanto para trabalhadores da saúde de Palmas.
O Secretário destacou que é muito importante a parceria com o Estado e que neste momento é importante que o Governo informe quantos leitos possui disponíveis para o atendimento de pacientes da Covid-19.

Ele disse também que nos próximos 15 dias Palmas deve realizar uma testagem por amostras, para identificar a evolução da doença e subsidiar o poder público na tomada de decisões. Ele lembrou que a única forma de prevenção que se apresentou eficiente é o isolamento social. “Sabemos que já virou um jargão, mas é o que temos de certeza que pode prevenir, então ‘fique em casa’”, reforçou o secretário.

Sair da versão mobile