Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com 20 obras em andamento e recurso garantido para barragem, Santa Fé muda cara da entrada da cidade e vive momento de reconstrução

Maju Cotrim

Uma cidade no norte do Tocantins, depois de Aragominas e Muricilandia. A entrada incomodava moradores e era motivo de crítica há cerca de 10 anos. Um “cemitério” de estruturas inacabadas deu lugar a uma praça que ainda será inaugurada mas que já está 100% pronta. A praça tem 14.000 m2.

Parte das festividades de 30 anos neste final de semana acontecem na nova praça que tem uma fonte, bancos por todo canto e espaços de lazer.  Ela foi construída com recursos do senador Eduardo Gomes e do ex deputado federal Tiago Dimas e aguarda apenas agenda do senador para ser entregue oficialmente.

Antes da praça a área onde haverá uma das principais obras: a Macrodrenagem no barramento do São Pedro que vai beneficiar 14 ruas.

Segundo a atual gestão há 20 obras em andamento ou prestes a começar na cidade.

A senadora Professora Dorinha destinou vários recursos e emendas importantes serão direcionadas este ano (que é o primeiro dela como senadora)  por ela.

Já o Senador Eduardo Gomes destinou R$ 13 milhões seguido pelo ex deputado, Tiago Dimas que destinou R$ 2 milhões.

Conforme a atual gestão são quase  30 milhões empenhados  para obras no momento que envolvem asfalto, pontes e até reforma de 10 prédios públicos.

A revitalização e ampliação da barragem na entrada da cidade além da drenagem e pavimentação no entorno e a reforma e modernização dos prédios públicos estão dentre as principais obras.

A barragem é o início da macrodrenagem para construção do parque dos buritis na entrada do município.

Santa Fé

A cidade tem 7.216 mil moradores é a 41ª no Estado em habitantes.

Em 2021, o salário médio mensal era de 2 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 7.6%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 16 de 139 e 97 de 139, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 2168 de 5570 e 4277 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 45.3% da população nessas condições, o que o colocava na posição 68 de 139 dentre as cidades do estado e na posição 2107 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

É o 56º maior município do Tocantins em território.

Sair da versão mobile