Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com 7 mil focos de incêndio, Tocantins registra 50% no aumento de queimadas, segundo INPE

Foto: Corpo de Bombeiros

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

O número de queimadas no Tocantins segue aumentando. É o que mostra os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Estado mais novo do país, registrou 7.099 focos até este último domingo, 1º.

Assim, o Tocantins aumentou em 50% o número de focos em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou 4.723 focos de incêndio.

Focos de incêndios tem sido registrados em várias regiões do Tocantins causando preocupação na população e em órgãos ambientais.

Ainda em julho, o Governo do Tocantins decretou risco de desastre ambiental em 11 cidades do Estado que são: Arraias, Formoso do Araguaia, Goiatins, Lagoa da Confusão, Lizarda, Mateiros, Palmas, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono.

No pódio desta triste estatística, continuam os Estados do Amazonas com 8.654 focos; Pará com 12.557; e o Mato Grosso com 16.948 focos de incêndio.

Os Estados que menos registram queimadas são o Distrito Federal com 70 focos, Sergipe com 62, e o Amapá com 29.

Ao todo, o Brasil registra até agora 91.891 focos de queimadas.

Disque Queimadas

Desde esse último domingo, 1º, o WhatsApp Ambiental está disponível para denúncias de focos de incêndio. O serviço funciona no número 99988-0030 e busca dar mais celeridade às ações de combate. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O Whatsapp Ambiental ficará disponível durante todo o período de estiagem. Quem for fazer uma denúncia precisará enviar fotos ou vídeos, além de informar o horário em que viu o incêndio ou o flagrante e informar o local exato. Essas informações serão compiladas e enviadas ao Corpo de Bombeiros e órgãos que atuam no combate aos crimes ambientais e queimadas.

Sair da versão mobile