Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com apoio de 7 partidos, prefeito que foi cassado é lançado para disputar novas eleições em Lajeado e ainda tenta liminar

Maju Cotrim

Na noite desta quinta-feira, 7, foi definida a segunda chapa que vai concorrer às eleições suplementares no município de Lajeado. A votação será no dia primeiro de dezembro deste ano no pleito suplementar.

O prefeito de Lajeado que foi cassado, Tércio Dias Melquíades Neto (PSD) foi lançado Candidato para o novo pleito tendo Joilson como vice. A convenção aconteceu na noite desta quinta-feira, 7, último prazo. Tecio não compareceu à convenção mas teve apoio em vários discursos. Os aliados disseram que ele tenta em Brasília uma liminar para suspender as eleições e continuar no cargo.

“Se for preciso ganhar no voto nós vamos ganhar de novo”, disse o presidente do Podemos, ex-vereador Adão Tavares.

O presidente do PCdoB, Igor Costa e o do Pros, Pastor Lindomar também discursaram assim como a ex-prefeita Glacimar e o vereador do PDT, Emival Parente. Todos disseram que a convenção é apenas para cumprir a resolução do TRE.

Publicidade

A vereadora Leidiane Mota que é vice-presidente do PSD confirmou a candidatura de Tecio. “Com certeza esse time aqui é o que vai vencer. Não vamos abaixar a cabeça não, vamos à luta”, disse.

A coligação é formada pelo Podemos, PDT, PTB, PSD, PCdoB e PSC. O PTB que era do lado de Júnior Bandeira aderiu ao grupo.

Mais cedo, foi definida a primeira chapa com o ex-prefeito Júnior Bandeira do PSB à frente e o prefeito interino, o vereador José Edival Gomes que é do MDB como vice.

A cassação

Tércio Dias Melquíades Neto (PSD) e Gilberto Borges (PSC) tiveram os diplomas cassados em setembro deste ano. Em seguida recorreram mas o TRE manteve a decisão. Eles recorreram em Brasília.

De acordo com a segunda instância da Justiça Eleitoral, eles foram beneficiados com um esquema que envolvia compra de votos nas últimas eleições municipais ocorridas em 2016. Em razão do entendimento judicial que a decisão deve ser cumprida após o julgamento de segunda instância, – independentemente de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – ambos foram afastados dos cargos.

Atualmente, o presidente da Câmara de Vereadores, José Edival Gomes (MDB), está governando a cidade. Lajeado pertence à 5ª Zona Eleitoral e conta atualmente com 3.169 eleitores e maior renda per-capita proporcional do Estado do Tocantins, em razão dos royalties da usina hidroelétrica construída em seu território.

Sair da versão mobile