Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com atendimento 24 horas, HGP recebe nova unidade de cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir inaugurou, nesta quarta-feira, 11, as novas instalações da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), no Hospital Geral de Palmas (HGP). A Unidade é considerada um ambiente com pacientes em tratamento mais específicos, que precisam de cuidados hospitalares prolongados, com quatro novos leitos, passa a contar agora com o total de 26 leitos.

O serviço possui 5 anos, oferecendo um tratamento humanizado, que busca  proporcionar o bem-estar aos pacientes. Presta assistência 24 horas e conta com uma equipe multidisciplinar capacitada em assistência e cuidados paliativos.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, agradeceu toda equipe do HGP e ressaltou os benefícios ocasionados pela melhoria do espaço. “Com essas novas instalações, estamos proporcionando maior conforto para os profissionais com um ambiente mais humano, mais digno como determina o governador Marcelo Miranda, além disso o cidadão, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) também terá muito mais conforto”, destacou.

Foto Josy Karla/SESAU-TO

Segundo a coordenadora da UCI, a enfermeira Marlla de Sousa Santos a inauguração do novo espaço vai ficar marcada na história. “É uma conquista muito grande para o HGP, um dia muito especial para UCI. A Unidade surgiu num espaço improvisado e hoje nós atendemos pacientes crônicos, além de cuidados paliativos. Todos nós da equipes, que aqui trabalha, estamos repletos de orgulho”, declarou.

A diretora Geral adjunta do HGP, Renata Duran, ressaltou o orgulho de ofertar um novo espaço para a Unidade de Cuidados Intensivos. “Nós estamos orgulhosos enquanto unidade de pode oferecer um espaço mais adequado, pensando no bem-estar dos usuários e acompanhantes e melhorando as condições de trabalho dos profissionais compromissados que se dedicam com muito amor ao serviço”.

Unidade de Tomada de Decisão

O diretor Geral do HGP, Daniel Hiramatsu explica  que o espaço que era destinado a UCI, agora será um espaço estratégico dentro do pronto socorro, sendo criada  a Unidade de Tomada de Decisão“Os pacientes que derem entrada no Hospital vão permanecer neste espaço e uma equipe horizontal tem um determinado tempo (estimulamos 6 horas) para tomar uma decisão clínica. Se o paciente necessita ser  internado, realizar exame ou tomar medicação. Os pacientes serão avaliados de forma multidisciplinar para que tenhamos atendimentos mais ágeis, com um diagnóstico mais rápido e preciso”, concluiu.

Foto Josy Karla/SESAU-TO

Familiares conhecem novo espaço da UCI

Nas vésperas da inauguração familiares dos pacientes da UCI estiveram conhecendo  o novo local . A iniciativa foi promovida pela equipe de psicologia e enfermagem.

Conforme a psicóloga da UCI, Isabela Almeida, a visita com os familiares foi com o intuito aproximar em relação a mudança da UCI para o instalação nova. “Para que eles tivessem uma participação ativa neste processo da mudança e visualizasse como efeito positivo, um ganho para nossos pacientes e nossas equipes. Que eles pudessem conhecerem o local e minimizasse um pouco  a ansiedade”,  ressaltou.

A coordenadora da UCI destacou  que os familiares aprovaram o novo espaço. “Nós profissionais ficamos impressionados com os familiares, eles estão otimistas por dias melhores. O espaço é maior, com o atendimento individualizado conforme sua necessidade, os cuidados paliativos com pacientes crônicos. Teremos uma  assistência com mais qualidade”, afirmou.

A acompanhante dona de casa Márcia da Silva comemorou o novo espaço. “Uma melhoria na estrutura, mais aconchegante, mais espaço para os pacientes e para nós acompanhantes”, disse.

De acordo com diretor administrativo do HGP, Leonardo Toledo, a mudança para o novo espaço contou com o envolvimento de vários profissionais do hospital. “Contamos com apoio de diversas equipes do HGP que deram suporte na mudança dos pacientes para o novo local. Estamos muito felizes pois  os usuários disponibilizarão de um espaço mais confortável e humanizado”, enfatizou.

Sair da versão mobile