Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com chuva na Capital, Defesa Civil avalia incêndio na Serra do Lajeado

No topo da Serra de Lajeado, em Taquaruçu Grande, fogo consome parte da vegetação - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Uma chuva caiu na madrugada desta terça-feira, para a alegria de todos os Palmenses. Com isso, acredita-se que os focos isolados, deixados para trás, tenham sido extintos. O cenário está sendo avaliado nesta manhã pela Defesa Civil Estadual e parceiros, para saber se haverá a necessidade de novos combates às chamas.

Essa segunda-feira, 30, foi mais um dia de intensos combates aos diversos focos de incêndios florestais que assolaram a Serra do Lajeado, em Palmas, foi encerrado. Ainda era de manhã, quando as equipes que formam a força-tarefa, seguiram para a zona rural da capital, mais precisamente com destino ao Morro da Tartaruga, na frente da cidade, e em Taquaruçu Grande, cerca de 08km.

Foram nessas duas regiões que militares do Corpo de Bombeiros e integrantes da Defesa Civil Estadual, Brigada Estadual de Combate a Incêndio Florestal, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal de Palmas, Naturatins e Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), estiveram desde as primeiras horas do dia.

Eram cerca de 30 homens que avançaram, usando sopradores, bombas costais e outros equipamentos para a extinção das chamas. As ações começaram ainda no domingo, e nem os fortes ventos impediram o trabalho.

“O vento atrapalha, mas ele não impediram o nosso avanço. Em alguns momentos temos que parar e monitorar, para em seguida retomarmos a ação. É a nossa estratégia e queremos concluir isso nesta terça-feira”, comentou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

Combate às chamas ocorrem desde a tarde de sábado, na Serra do lajeado – Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Sair da versão mobile