Uma chuva caiu na madrugada desta terça-feira, para a alegria de todos os Palmenses. Com isso, acredita-se que os focos isolados, deixados para trás, tenham sido extintos. O cenário está sendo avaliado nesta manhã pela Defesa Civil Estadual e parceiros, para saber se haverá a necessidade de novos combates às chamas.
Essa segunda-feira, 30, foi mais um dia de intensos combates aos diversos focos de incêndios florestais que assolaram a Serra do Lajeado, em Palmas, foi encerrado. Ainda era de manhã, quando as equipes que formam a força-tarefa, seguiram para a zona rural da capital, mais precisamente com destino ao Morro da Tartaruga, na frente da cidade, e em Taquaruçu Grande, cerca de 08km.
Foram nessas duas regiões que militares do Corpo de Bombeiros e integrantes da Defesa Civil Estadual, Brigada Estadual de Combate a Incêndio Florestal, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal de Palmas, Naturatins e Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), estiveram desde as primeiras horas do dia.
Eram cerca de 30 homens que avançaram, usando sopradores, bombas costais e outros equipamentos para a extinção das chamas. As ações começaram ainda no domingo, e nem os fortes ventos impediram o trabalho.
“O vento atrapalha, mas ele não impediram o nosso avanço. Em alguns momentos temos que parar e monitorar, para em seguida retomarmos a ação. É a nossa estratégia e queremos concluir isso nesta terça-feira”, comentou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.